• Carregando...
Veja mais informações sobre dicionários |
Veja mais informações sobre dicionários| Foto:

Função

A lexicógrafa Renata de Cássia Menezes da Silva, da equipe do Aurélio, diz que a principal função de um dicionário é informar, esclarecer. "No caso de um dicionário, como o grande Aurélio e outros, o esclarecimento pode ser tanto sobre grafia, étimo ou morfologia, significado ou significados, sinonímia, quanto sobre o uso da palavra ou alguma questão gramatical", afirma.

Benefício

Na avaliação de Renata, o maior benefício para quem utiliza um dicionário é a aquisição vocabular, a assimilação de palavras ou termos que podem passar a fazer parte do vocabulário passivo ou ativo do consulente.

Quem consulta?

Renata acredita que o dicionário, especialmente no Brasil, é usado por pessoas de vários meios e profissões diversas, de advogados a recepcionistas. "As pessoas recorrem ao dicionário, de modo geral, nas situações de necessidade, para compreender ou se fazer compreender, para verificar como se escreve esta ou aquela palavra, o que significa aqueloutra", diz. Mas ela sabe que, nesse mundo, tudo pode. "Já soube de gente que lê o dicionário, como se lê um livro, com o objetivo de enriquecer o vocabulário ou de manter a mente ativa", conta.

A origem

O Instituto Antônio Houaiss, especializado em lexicografia, foi inagurado em 1997, e teve como finalidade inicial elaborar um dicionário que representasse, acima de tudo, um novo paradigma da Língua Portuguesa.

Jornada

O projeto tinha como finalidade a criação de um dicionário, e mais de 200 pessoas formaram uma espécie de força-tarefa.

O fruto

Em agosto de 2001, foi publicado o hoje celebrado Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. O novo Houaiss contém 442 mil entradas, locuções e acepções em 2.048 páginas. Acompanha-o um CD-ROM com versão digital integral e informações adicionais, como mais de 13 mil elementos mórficos, formantes da língua.

O melhor

O renomado professor titular (aposentado) de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Carlos Alberto Faraco afirma que o melhor dicionário é o Houaiss. "Ele (Houaiss) é o que tem o maior número de verbetes e agrega uma série de informações históricas, gramaticais e de uso que são fundamentais para quem trabalha continuamente com a língua", diz Faraco.

Referência

O linguísta Carlos Alberto Faraco, da UFPR, afirma que além do Houaiss, e do Aurélio, "ainda merece referência o Caldas Aulete, que é um clássico de nossa lexicografia e que está, no momento, sendo atualizado."

Clássico

O filólogo Evanildo Bechara, da ABL, lembra que o Caldas Aulete, um dos primeiros dicionários monolíngues do nosso idioma, foi publicado em 1881, em Lisboa, e desde então firmou-se como relevante, sobretudo para os estudiosos da literatura portuguesa dos século 16 e 17.

Tchê

Em 2007, toda a linha de dicionários Caldas Aulete passou para a Lexikon Editora Digital ltda., do Rio de Janeiro, que lançou, no mesmo ano, duas novas versões: o Caldas Aulete de bolso, em parceria com a editora gaúcha L&PM, e a versão para computador, em parceria com o G1, o site de notícias da globo.com (www.auletedigital.com.br). Esta versão, com características inovadoras, reúne a edição digitalizada do original do dicionário impresso, com aproximadamente 220 mil verbetes, e uma edição atualizada e com acréscimo de novos termos, com cerca de 86 mil verbetes, para acesso grátis pela internet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]