• Carregando...
 | /Pixabay
| Foto: /Pixabay

A Gazeta do Povo selecionou alguns livros infantis para você criar tardes de aconchego nas férias com as crianças. Há opções com mais texto ou até sem palavras, e um importante e bem ilustrado manual sobre os direitos das crianças. Confira:

Divulgação

Flávia e o Bolo de Chocolate

Miriam Leitão

A escritora e jornalista Miriam Leitão, no livro infantil “Flávia e o Bolo de Chocolate”, trata do racismo e de todo tipo de preconceito de uma forma leve e inteligente que cativa não apenas crianças, mas adultos também. No enredo, a pequena Flávia se sente mal por ser negra, sendo que sua mãe é branca. Para contornar a situação, Rita usa de pequenos detalhes do cotidiano para ensinar à filha como as pessoas podem ser diferentes e iguais, ao mesmo tempo, sem necessidade de discriminação. Publicado pela editora Rocco, o livro foi ilustrado por Bruna Assis Brasil . (35 páginas)

Leia também: Documentário mostra como nazistas escravizaram crianças no Brasil

Divulgação

O Barco dos Sonhos

Rogério Coelho

Rogério Coelho, ilustrador paulista que mora em Curitiba, acaba de lançar “O Barco dos Sonhos” pela Editora Positivo. O projeto levou sete anos para ser finalizado e é composto apenas por imagens. Coelho conta em sua obra que a inspiração para realizá-la veio durante uma viagem com a família à praia e que, aos poucos, as lembranças dos bons momentos foram se transformando em imagens. O livro é resultado de um misto de criatividade com emoção, em que o entrelace das histórias inspira o leitor a olhar a vida com outros olhos – seja ele criança ou adulto. (84 páginas)

Divulgação

O Túnel

Anthony Browne

O livro infantil “O Túnel”, do escritor e ilustrador inglês Anthony Browne, proporciona uma leitura leve. Com imagens muito bem ilustradas, que despertam o interesse das crianças, o autor passa uma mensagem de amor e cumplicidade. Um casal de irmãos tem dificuldades em se relacionar. Certo dia, quando saem para brincar, o garoto decide explorar um túnel que havia encontrado. Após um longo tempo, a garotinha decide entrar também no túnel para encontrá-lo, mesmo com muito medo. E assim, em meio a novas descobertas, os dois irmãos vivem uma grande aventura. Publicado pela editora Pequena Zahar, o livro foi traduzido por Clarice Duque Estrada. (32 páginas)

Leia também: Uma animação para a família com lições para a vida adulta

Divulgação

Gorila

Anthony Browne

Mais um clássico criativo e emocionante de Anthony Browne, o livro “Gorila” é vencedor do prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantojuvenil. A garotinha Hannah ama gorilas, porém nunca viu um de verdade. Seu pai sempre está muito ocupado para levá-la ao zoológico, o que a deixa muito triste. Em seu aniversário, ela ganha um gorila de brinquedo e, como se fosse um sonho, o inesperado acontece e o animal a leva para passear. Entre divertidas aventuras, Anthony apresenta a bela e importante aproximação entre pai e filha. Publicado pela editora Pequena Zahar, o livro foi traduzido por Clarice Duque Estrada e ilustrado pelo próprio autor. (32 páginas)

Divulgação

Eu Tenho o Direito de Ser Criança

Alain Serres e Aurélia Fronty

Assunto de extrema importância a ser continuamente trazido à pauta, os direitos da criança estão editados um formato infantil pela editora Pequena Zahar. “Eu Tenho o Direito de Ser Criança”, de Alain Serres e Aurélia Fronty, com tradução de André Telles, apresenta os principais direitos da criança de forma simples, em meio a desenhos que não são apenas ilustrativos, mas uma obra à parte. O direito a não sofrer violência, por exemplo, mostra um pequeno garoto nas mãos de um lobo estilizado, representando o medo de tudo que ameaça a infância. São páginas que trazem lágrimas por se saber que, no Brasil, tantas e tantas dessas pequenas vidas não têm segurança alguma contra violações, abusos, fome, violência verbal e riscos na própria casa e no trânsito. (43 páginas)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]