• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O principal festival literário da cidade, o Litercultura acontece neste fim de semana (entre 26 e 28) e começa celebrando a literatura paranaense. Nesta sexta-feira (26), às 19h no Palácio Garibaldi, o escritor Ivan Justen Santana fará a conferência de abertura tratando da história e evolução da literatura do estado.

À palestra se segue um encontro de mais de 50 autores paranaenses, presentes ou representados por suas obras, que estarão autografando seus livros e fazendo leituras acompanhadas pelos músicos Marcelo Torrone e Gabriel Schwartz.

“É algo que viemos desenhando ao longo do tempo, com uma configuração que a gente ainda não tinha ousado. É muito importante ver a discussão da identidade do Paraná discutida através de sua literatura”, explica a diretora do festival, Manoela Leão.

Além da presença de boa parte dos escritores contemporâneos paranaenses, o festival também receberá nomes importantes da literatura nacional como Luiz Ruffato, Alice Ruiz, Lourenço Mutarelli, Luci Collin, Vladimir Safatle, Fernando Bonassi e o fenômeno de vendas de livros para o público jovem-adulto Eduardo Spohr. (veja abaixo os destaques da programação).

Os escritores e músicos Fausto Fawcett e Vitor Ramil também fazem parte da escalação que tem pela terceira vez curadoria do editor Manuel da Costa Pinto.

Há ainda uma programação paralela com oficinas, mostra de filmes, flashmob e o tradicional sarau erótico Sex Libris, entre outras atrações.

Pela primeira vez, nas quatro edições do festival que acontece desde 2013, o Litercultura não trará nenhuma atração internacional. Para Manoela Leão, a ausência não prejudica a qualidade do festival.

“É como se a gente fosse uma parabólica, que pega os sinais do que está acontecendo na literatura de um modo geral, de muito longe ou de muito perto. Nesse ano, o alcance do sinal ficou mais restrito, mas a qualidade continua a mesma”, garante.

Orçamento Menor

O festival Litercultura e outros quatro projetos culturais, como a Bienal de Quadrinhos de Curitiba e o festival Olhar de Cinema, tiveram seus orçamentos diminuídos no ano de 2016 pela desistência da Copel em patrocinar os eventos, apesar de os projetos terem sido aprovados no edital Circula Paraná. Em sua quarta edição, o Litercultura já trouxe a curitibana nomes como o Prêmio Nobel J. M. Coetzee e Alberto Manguel.

Confira alguns dos destaques da programação do Litercultura 2016

Sexta-feira (26)

19h30 - Panorama Paranístico (Abertura)

O escritor Ivan Justen Santana faz a conferência de abertura sobre a literatura paranaense. Depois, mais de 50 autores paranaenses farão exposições e sessões de autógrafos de seus livros e um sarau de leituras acompanhadas pelos músicos Marcelo Torrone e Gabriel Schwartz.

Sábado (27)

11h – Leitura com Fausto Fawcett

O compositor, dramaturgo e escritor Fausto Fawcett faz leitura dramática de seu novo espetáculo de teatro inédito com a Cia. do Urubu.

16h – Mesa com Luiz Ruffato e Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira

Os premiados escritores Luiz Ruffato e Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira falam sobre a estrutura literária de seus novos trabalhos.

19h30 – Mesa com Jaques Fux e Anna P.

Incógnita em uma pseudônimo, a escritora erótica Anna P. vai falar com o público sem mostrar o rosto e com o autor do livro “Antiterapias”, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura de 2013.

Domingo (28)

11h- Mesa com Eduardo Spohr

Maior fenômeno brasileiro do gênero fantasia, o carioca Eduardo Spohr é o criador das séries “A Batalha do Apocalipse” e “Filhos do Éden”. Ele participa de uma mesa especial para fãs de suas sagas e fala de sua carreira.

16h30 - Rei Seely e Fernando Bonassi.

O escritor haitiano exilado no Brasil Rey Seely lança seu livro de poemas e conversa com o autor de “Luxúria” (2015), com mediação do jornalista José Carlos Fernandes.

18h- Alice Ruiz e Luci Collin

Duas das principais escritoras brasileiras falam das diferenças de linguagens de suas respectivas obras poéticas.

19h30 - Vitor Ramil

No encerramento do festival, o escritor e compositor Vitor Ramil fala e canta sobre sua literatura e sua proposta de criar uma “estética do frio” em seus escritos e sua música.

A programação completa pode ser acessada no site do festival: Litercultura.com Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados antes dos eventos, nos próprios locais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]