• Carregando...

Nino Cais é um artista plástico brasileiro com 45 anos e experiência. Exibiu seu trabalho em eventos importantes do país e em pelo menos cinco países estrangeiros. Para ilustrar O Paraíso São os Outros, de Valter Hugo Mãe, Cais usa fotografias antigas de casais, tiradas em estúdio, algumas delas têm até dedicatórias – algo comum para a época.

Livro procura falar de amor com simplicidade desconcertante

Valter Hugo Mãe cria uma menina narradora para tentar entender por que as pessoas vivem juntas em O Paraíso São os Outros

Leia a matéria completa

Numa imagem de 1963: “À mamãe, lembrança do casamento de seus filhos Wilson e Ophelia”. Quase todas as fotos foram presentes para alguém. A peculiaridade das imagens é que o artista cuidadosamente posicionou pedras preciosas sobre os rostos dos fotografados.

É possível até ver a sombra das pedras sobre o papel fotográfico e o reflexo da luz em algumas facetas das peças lapidadas.

Numa primeira interpretação, você pode imaginar que as pessoas são valiosas.

O fato de os rostos não aparecerem nas fotografias – de elas serem despersonalizadas – parece sugerir algo mais. É impossível reconhecer os casais fotografados.

Numa segunda interpretação, imagine que as pessoas são valiosas, mas você precisa descobrir o valor que elas têm para você.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]