• Carregando...

O primeiro prêmio literário do mundo para livros baseados em blogs anunciou sua lista de finalistas. Entre os indicados estão uma garota de programa londrina e a odisséia culinária de uma chef amadora.

O Prêmio Blooker, cujo nome faz referência ao famoso Prêmio Booker, chama a atenção para o mercado crescente de escritores desconhecidos que ampliam sua base de leitores interessados em suas paixões e observações cotidianas.

- Existe uma tendência real dos bloggers adaptarem para o formato de livro seu material publicado originalmente na web - disse Stephen Fraser, porta-voz da editora digital Lulu, que patrocina o prêmio.

- É uma evolução natural, um fenômeno editorial genuíno, e os editores vêm erguendo projetos em torno disso - acrescentou.

O popular blog Belle de Jour, escrito por uma garota de programa de Londres, foi transformado em livro, que virou best-seller, e integra a lista de finalistas de não-ficção do Blooker.

Outro livro que disputa o prêmio, também aclamado pela crítica, é "Julie & Julia: 365 days, 524 recipes, 1 tiny apartment kitchen" (em tradução livre, Julie e Julia: 365 dias, 524 receitas, uma cozinha minúscula de apartamento). O trabalho começu como o blog de uma mulher que tenta preparar todas as receitas do livro "Mastering the art of french cooking" (Dominando a arte da cozinha francesa).

Em mais um indício da nova tendência, um ex-jornalista e um executivo editorial se uniram no ano passado para fundar a Friday Project, uma firma que se dedica a vasculhar a internet em busca de blogs com potencial para serem transformados em livros.

Ao todo, 89 chamados "blooks", de regiões que vão da África a Austrália, foram analisados para o Prêmio Blooker. Dezesseis foram escolhidos para ser os finalistas em três categorias: ficção, não-ficção e quadrinhos na web. Os vencedores serão anunciados no dia 6 de abril.

Mais detalhes sobre o prêmio podem ser vistos no site oficial: http://www.lulublookerprize.com.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]