• Carregando...
Vídeo: | Reprodução RPC TV
Vídeo:| Foto: Reprodução RPC TV

Quem estiver triste nesta segunda-feira (26) deve se dirigir ao Teatro Guaíra. A promessa é que um clima de festa tome conta do local, com a apresentação do musical "Sassaricando", atração da programação Oficial do Festival de Teatro de Curitiba (FTC), nesta noite. A capital paranaense é a primeira cidade que recebe o musical, que estreou no último mês de janeiro, e foi recorde de público no teatro onde estava sendo apresentado, o Sesc Ginástico, no Rio de Janeiro. O espaço teve ocupação total em todas as sessões, com a inclusão de cadeiras extras. Qual o motivo deste sucesso? "Acho que o sucesso se deve mesmo às marchinhas de carnaval, que são bonitas, pitorescas e contam a história do Rio e do Brasil de forma divertida. Mas é claro que o elenco e a concepção do espetáculo também contribuíram", comentou a historiadora Rosa Maria Araújo, uma das autoras do musical, ao lado do jornalista Sérgio Cabral.A montagem é o resultado de um ano de pesquisa, período em que foram ouvidas cerca de mil marchinhas, até chegar as 87 selecionadas para a peça. O público vai lembrar de canções como "Ô jardineira por que está tão triste...", "Loirinha, loririnha, dos olhos claros de cristal...", entre muitas outras marchinhas típicas de carnaval, que são cantadas durante o espetáculo. "São marchinhas que tratam de assuntos diferentes. Dividimos a entrada delas no espetáculo por temas como: casamento, comportamento da época, finanças, gastronomia, história, tipos físicos, preconceitos, relações amorosas. No geral representam pequenas crônicas que, juntas, formam um painel de como era a vida na época de sua criação", explica a autora.

Conforme a historiadora, as marchinhas de carnaval começaram a ser criadas em 1920 e tiveram grande produção até 1970, quando começaram a diminuir os carnavais de rua na Cidade Maravilhosa. "Por isso a peça também tem uma cara saudosista. As pessoas lembram de quando brincavam o carnaval. No Rio, a montagem atraiu público de todas as idades. Os mais velhos relembravam fatos vividos ao som das marchinhas e para os mais novos foi uma oportunidade de conhecer as canções", completou.

As músicas são criações de autores consagrados como Noel Rosa, Lamartine Babo, Haroldo Barbosa, Braguinha, outras de compositores desconhecidos e algumas anônimas. O elenco traz o cantor e ator Eduardo Dussek, Soraya Rayenle, Pedro Paulo Malta, entre outros e ainda as vozes de Hugo Carvana e Sérgio Cabral, com direção de Cláudio Botelho.

Quem não puder conferir a apresentação nesta segunda-feira (26), tem uma nova chance na terça-feira (27).

Confira a programação no Guias e Roteiros

Serviço: Sassaricando. Segunda (26) e terça-feira (27) às 20h30. Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade, s/nº) R$ 26,00.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]