• Carregando...
Sebastião Salgado (fora de foco) diante de uma das imagens da exposição Genesis, no MON | Ueslei Marcelino/Reuters
Sebastião Salgado (fora de foco) diante de uma das imagens da exposição Genesis, no MON| Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A fotografia virou notícia em Curitiba neste ano. Para abrir a exposição Genesis, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), o premiado fotógrafo mineiro Sebastião Salgado deu uma palestra gratuita na cidade. O público formou uma fila de dobrar esquinas às portas do Centro de Convenções, na Barão do Rio Branco, no dia 6 de novembro.

Salgado foi convidado a falar sobre a saga de 32 viagens e 8 anos em busca de cenários e pessoas marcadas por uma certa "pureza ancestral". O trabalho rendeu um livro e uma exposição, com 245 imagens, divididos nas sessões "Planeta Sul", "Santuários", "África", "Terras do Norte" e "Amazônia e Pantanal", todas com as indefectíveis imagens em preto e branco que têm atraído visitantes ao museu. A mostra fica em cartaz até o dia 15 de março.

Guairão

Um dos palcos mais importantes do país, o "Guairão" ganhou cara nova no dia 12 deste mês, quando completou 40 anos. O espaço, que passou pela primeira reforma desde que o teatro foi inaugurado, em 1954, teve cortinas, poltronas e carpetes restaurados e também recebeu iluminação em led. A reforma custou R$ 2,6 milhões, dinheiro levantado pela Renault do Brasil em parceria com o governo estadual. A intenção é iniciar a segunda parte das obras, com restauração das partes hidráulica e elétrica, nos banheiros, além de reformas nos outros auditórios, em 2015. Outra restauração finalizada em 2014 foi a do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS), que deverá reabrir até março do ano que vem.

Profice

Quase três anos depois de instituído por lei, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) saiu do papel, com o lançamento do 1º edital, neste mês. A lei paranaense disponibilizou R$ 30 milhões para projetos em dez áreas, entre elas circo, dança, literatura, música e teatro. A implantação do Profice levou à criação do Conselho Estadual da Cultura, que envolve a sociedade na formulação das políticas públicas culturais. O valor estabelecido será captado junto aos contribuintes que recolhem ICMS ao estado. A verba contempla oito macrorregiões paranaenses e será repartida em 10% do valor para cada área. As inscrições acabam no dia 13 de fevereiro de 2015.

Um senhor escritor

Valter Hugo Mãe, que prefere assinar valter hugo mãe (evitando letras em caixa alta, mesma forma como escreve livros como máquina de fazer espanhóis), veio para Curitiba e foi um evento. Convidado do Litercultura, no dia 7 de agosto, o escritor angolano radicado em Portugal lotou a Capela Santa Maria e ainda muita gente ficou chateada por não conseguir entrar na palestra dele.

Frida

Frida Kahlo - As Suas Fotografias foi outro acerto do Museu Oscar Niemeyer (MON). A exposição que ficou em cartaz de julho a novembro trouxe 240 imagens do acervo da pintora mexicana. A visitação foi intensa, com frequentes caravanas de estudantes e aglomerações que exigiram do público uma apreciação mais paciente. Apesar do aspecto emocional atribuído aos retratos, que mostram a família da artista e interesses que ela mesma fotografou, algumas pessoas se decepcionaram por não encontrar mais "selfies" de Frida ou imagens de sua intimidade.

Pedreira

Depois de cinco anos fechada a pedido de uma ação do Ministério Público, a Pedreira Paulo Leminski reabriu em março com um show de Roberto Carlos. A apresentação prometia ser um marco para a cultura local, já que o fechamento do espaço era frequentemente apontado como a principal razão para a capital paranaense ficar fora da rota de grandes shows que passavam pelo país. Reativada com restrições como a de realizar, no máximo, dois grandes eventos por mês, a Pedreira não foi a salvação da lavoura, mas sediou festivais (Estação Pedreira, Warung Day Festival, Villa Mix), eventos como a Fan Fest durante a Copa do Mundo e já foi anunciada como palco para o grupo norte-americano Kiss (em abril).

Bolachinhas

Em meio a um cenário em que pouco mudou quando se fala em bons espaços para a música autoral, os músicos de Curitiba fizeram de 2014 um ano produtivo com vários lançamentos de discos. É possível citar pelo menos 20 títulos, bastante diversos entre si, que merecem ser ouvidos e que mostram a vitalidade da cena local. Uma possível lista incluiria nomes como ruído/mm (Rasura), O Escambau (O Novo Tentamento), Charme Chulo (Crucificados Pelo Sistema Bruto), Du Gomide (All In), Fato (Próximo) e Molungo (Mais Agreste). Sem esquecer Rogéria Holtz, Heavy Metal Drama, Thayana Barbosa e Motorocker.

Em livros

O ano foi marcante para a literatura no Paraná. Luís Henrique Pellanda com Asa de Sereia e Guilherme Gontijo Flores com Brasa Enganosa ficaram entre os 12 finalistas do Prêmio Portugal Telecom, um dos mais relevantes do país. E 2014 teve ainda Cristovão Tezza (O Professor)e Dalton Trevisan (O Beijo na Nuca). O ano jamais seria completo sem ao menos um livro do vampiro de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]