• Carregando...
Os Beatles desistiram de fazer shows porque os fãs eram barulhentos demais | Apple Corps/Reuters
Os Beatles desistiram de fazer shows porque os fãs eram barulhentos demais| Foto: Apple Corps/Reuters

1. The Beatles

De certa forma, a beatlemania foi chata até para próprios Beatles. A banda desistiu de fazer turnês, dentre outras coisas, porque as multidões nos shows eram barulhentas e caóticas demais. Mais tarde, com a importância da banda devidamente reconhecida na história da música pop, outro tipo de fã surgiu – o que toma como uma afronta o fato de alguém não gostar da música do quarteto.

2. The Doors (Jim Morrison)

Divulgação

O culto em torno do vocalista do Doors, morto em 1971, continua tão forte que o túmulo do cantor no Père Lachaise se tornou uma das atrações turísticas mais visitadas de Paris. Mas o comportamento dos fãs fez com que a administração do cemitério tivesse de cercar a lápide de Morrison por causa do vandalismo, e motivou campanhas de familiares de outros mortos enterrados no local para tirar o corpo do astro de lá.

3. Led Zeppelin

Como qualquer banda lendária do rock, o Led tem fãs apaixonados que não admitem críticas – inclusive ao fato de que várias músicas do grupo são bem parecidas com composições de outros autores (e não estamos falando apenas de “Stairway to Heaven”).

4. Raul Seixas

Divulgação/Paramount Pictures

Depois que o mote virou mania nacional, nem dá para saber se quem grita “toca Raul!” nos shows gosta mesmo do roqueiro baiano. Mas, que isso é chato, nem os fãs podem negar.

5. Legião Urbana

Divulgação

As letras de Renato Russo tiveram grande ressonância na juventude dos anos 1980 e 1990. Morto precocemente em 1996, vítima de aids, ele se tornou um daqueles artistas que ganham um status “messiânico” e acabam se tornando indiscutíveis, mesmo que sua obra não seja tão consensual assim.

6. Radiohead

Divulgação

Quando o grupo britânico anunciou o lançamento de seu álbum mais recente, “A Moon Shaped Pool”, em maio, vieram à tona vídeos de fãs comendo fotografias do vocalista, Thom Yorke. Tudo começou com uma aposta no Reddit sobre a data em que o trabalho seria anunciado. De qualquer forma, não é o tipo de gente para quem você diria que não curte Radiohead tanto assim.

7. Los Hermanos

Marcelo Andrade/Arquivo Gazeta do Povo

O grupo carioca se tornou ícone de uma geração de bandas que incorporaram a música brasileira ao rock nos anos 2000. Ao assumir posturas marrentas, como a de se recusar a tocar seu principal hit (e até armar uma última execução da música na televisão brasileira durante um “Domingão do Faustão”), a banda acabou cultivando uma aura de soberba que acabou colando em sua base de fãs.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]