• Carregando...
Duo de Rogério Gulin e  Giampiero Pilatti  nasceu no Terra Sonora. | Diego Singh/Divulgação
Duo de Rogério Gulin e Giampiero Pilatti nasceu no Terra Sonora.| Foto: Diego Singh/Divulgação

O Duo Gulin-Pilatti, recentemente formado pelo violeiro Rogério Gulin e pelo flautista Giampiero Pilatti, se apresenta nesta sexta, sábado e domingo, no Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro). Os ingressos estão à venda no local desde a última quarta-feira (10) e são limitados (confira mais informações no Guia).

Os músicos vão apresentar composições próprias de Gulin e releituras de peças como a famosa “Ária da 4ª Corda” (adaptação de J. S. Bach), a “Melodia Sentimental”, de Heitor Villa-Lobos, e o “Bolero”, de Ravel.

A combinação incomum de viola caipira e flauta transversal é desdobramento de uma parceria antiga dos músicos, que começaram a tocar juntos no grupo curitibano de world music Terra Sonora.

O repertório das apresentações deste fim de semana foi registrado em um álbum, ainda sem data de lançamento.

“Sempre fazíamos uma coisa ou outra juntos, mas muito vinculadas ao Terra Sonora. Foi de um ano para cá que assumimos o duo como um novo trabalho”, diz Gulin, em entrevista à Gazeta.

O violeiro e compositor é responsável pelas adaptações das obras para a formação, que atribui as melodias à flauta e o acompanhamento à viola – que, para Gulin, soa como um cravo ao fazer o baixo contínuo na obra de Bach. “É uma formação que funcionou bem”, diz o músico, explicando que ainda é pequena a presença da viola caipira em repertórios como o da música clássica. Já as composições próprias, Gulin define como “música instrumental brasileira para viola caipira”.

“Tem alguma coisa caipira, puxada pela viola. Tem baião, valsa. Mas é, basicamente, música instrumental”, diz.

As apresentações começam às 20 horas na sexta (12) e sábado (13), e às 19 horas no domingo (14).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]