• Carregando...
Baterista  teria sofrido ataque cardíaco durante apresentação | Reprodução Facebook
Baterista teria sofrido ataque cardíaco durante apresentação| Foto: Reprodução Facebook

Durante uma apresentação da banda OHM ocorrida na madrugada do último sábado (21), no palco do The Baked Potato, em Los Angeles, o baterista Nick Menza – ex- Megadeth – morreu, ao que tudo indica, vítima de um ataque cardíaco.

Segundo comunicado oficial divulgado pelo agente do artista Rob Bogler, Menza “foi declarado morto assim que chegou ao hospital” apesar das tentativas dos paramédicos de reanimá-lo.

O músico tinha 51 anos e o momento mais marcante de sua carreira foi a passagem pela banda de thrash metal Megadeth, que integrou durante nove anos, entre 1989 e 1998. Nesse período, participou de alguns dos álbuns mais aclamados do grupo, entre eles “Rust in Peace” (1990), “Countdown to Extinction” (1992), “Youthanasia” (1994) e “Cryptic Writings” (1997).

Sua saída da banda se deu em decorrência da descoberta de um tumor no joelho durante a turnê de “Cryptic Writings”, sendo substituído por Jimmy DeGrasso que acabou assumindo de o posto de Menza definitivamente.

Também foi responsável pelas baquetas nos álbuns “Scenes”, “Introduction” e “True Obsessions” do guitarrista Marty Friedman, remanescente da formação original do Megadeth, além do próprio trabalho solo “Menza: Life After Deth”, lançado em 2002.

Condolências

Dave Mustaine se manifestou via twitter sobre a morte do ex-companheiro de banda. Na postagem, o líder do Megadeth declara “Diga-me que isso não é verdade! Acordei às quatro da manhã para ouvir que Nick Menza faleceu no sábado tocando bateria com sua banda Ohm no Baked Potato”.

David Ellefson, também integrante do Megadeth desejou condolências à família e amigos de Menza, destacando a amizade que tinham antes do ocorrido.

Casos semelhantes

Não são raros incidentes que levam artistas a óbito durante apresentações ao vivo. Tanto no Brasil quanto em outros países, alguns casos se tornaram marcantes. Confira:

“Dimebag” Darrell (Pantera)

Nathan Gale foi responsável por abreviar a carreira de um dos mais cultuados guitarristas do metal. Na noite de 9 de dezembro de 2004, ele subiu ao palco durante o show do Damageplan e atingiu a tiros Dimebag Darrell sob a justificativa de ter abandonado o Pantera, banda da qual era um dos membros fundadores. Isso teria causado problemas financeiros ao vocalista Phil Anselmo, incapaz de sustentar o vício em heroína.

Com cerca de 10 discos lançados (entre coletâneas, disco de estúdio e ao vivo) e prêmios que incluem um Grammy por melhor performance de metal, o Pantera sempre enfrentou turbulências entre os integrantes devido aos projetos paralelos e abuso de drogas.

Mark Sandman (Morphine)

O baixista e vocalista do Morphine se destacava pela fusão entre o rock e o jazz e pelo timbre barítono da voz. Também integrou o Treat Her Righ, além de ser um dos fundadores da gravadora Hi-n-Dry.

Com estilo próprio usando apenas duas cordas, Sandman sofreu um ataque cardíaco durante uma apresentação na Itália em 1999 e, infelizmente, não resistiu. Sua vida foi retratada no documentário “Cure For Pain - The Mark Sandman Story”.

MC Daleste

Um caso brasileiro que chocou o país. O fankeiro Daniel Pellegrini – conhecido na cena como MC Daleste – foi alvo de tiros enquanto se apresentava em Campinas (SP), em julho de 2013. Dono de sucessos como “Mãe de Traficante” e “Bonde dos menor”, o artista tinha apenas 20 anos quando foi atingido mortalmente por um indivíduo ainda não identificado.

Irma Bule

A cantora pop da Indonésia tinha como marca performances inusitadas que contavam com o auxílio de cobras vivas no palco. Porém, em meio a uma apresentação em Karawang, a artista de 29 anos acabou sendo picada por uma de suas Cobras-Rei.

O soro antiofídico foi oferecido à artista, que optou por continuar a apresentação sem a utilização do mesmo. O show seguiu por cerca de 45 minutos até ela apresentar sinais de intoxicação que a levaram a óbito.

Papa Wemba

O astro congolês Papa Wemba, de 66 anos, também não resistiu a uma parada cardíaca durante um show que realizava no palco do Festival de Músicas Urbanas de Anoumabo (Femua), que aconteceu no dia 24 de abril deste ano em Abidjan, na Costa do Marfim.

Conhecido como o “Rei da Rumba no Congo”, o artista chegou a integrar a banda Zaiko Langa Langa e a gravar com Stevie Wonder.

Giuseppe Mango

Artista de fama internacional, Giuseppe “Pino” Mango se apresentava em Policoro, no Sul da Itália, no dia 7 de dezembro de 2014, quando se sentiu mal e teve se ser encaminhado ao hospital. Um dos principais nomes da música italiana, Mango tinha no currículo o principal prêmio do Festival de Sanremo conquistado pela interpretação da canção “Il Viaggio”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]