• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Uma Kombi colorida transformada em palco itinerante vai percorrer dez escolas da periferia de Curitiba para mostrar a produção de compositores da cidade a aproximadamente duas mil crianças do ensino municipal.

O projeto, batizado de “Kombo Autoral Sound Truck”, foi idealizado pelos músicos Luiz Antônio Ferreira e Rodrigo Barros, da banda Maxixe Maxine.

Eles transformaram uma antiga Kombi dos Correios, ano 2011, num pequeno estúdio móvel equipado com gerador de energia, mesa de som, microfones, amplificadores, iluminação e um palco desmontável de madeira.

“É um projeto ‘megalonanico’. O objetivo é formação de plateia para levar música e arte original para as crianças”, explica Ferreira.

O músico conta que teve a ideia quando uma professora da rede municipal o procurou para que ele apresentasse as canções do álbum infanto-juvenil “ABC do Lá Lá Lá”, do Maxixe Maxine, para um grupo de crianças de uma escola do Bairro Alto.

“Ela me disse que as crianças nunca tinham nada de diferente na escola que envolvesse arte. Foi tudo muito legal e isso ficou na minha cabeça”.

Nesta primeira rodada, que começa na próxima segunda-feira (3), estão programados shows de Caio Marques, Walmor Góes, Oswaldo Rios, Anacrônica, Giovanni Caruso e Paraguaya, Maxixe Maxine, Homem Canibal, Sidail Cesár e Eles Mesmos.

Os músicos e as bandas vão se apresentar para alunos de escolas que ficam nos bairros do Tatuquara, Prado Velho, Novo Mundo, Uberaba, Sítio Cercado, Cidade Indústria, Campo Comprido, Bairro Alto, Pinheirinho e Alto Boqueirão.

Pequena e barata

A Kombi, que foi comprada e aparelhada com recursos da lei de incentivo, será incorporada ao patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e deve ser usada preferencialmente para este projeto de música nas escolas.

“Será uma opção ótima para cidade para fazer shows pequenos e mais baratos em qualquer ponto da cidade”, diz Barros.

“Nossa intenção é que os professores e diretores de escolas municipais peçam os shows, pois é uma estrutura que já fará parte do patrimônio do município”, afirma Ferreira.

A programação visual da Kombo Autoral foi feita a partir de quadros do artista plástico Retamozzo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]