• Carregando...
Capa do livro mostra foto da infância dos irmãos Zappa. | Reprodução/
Capa do livro mostra foto da infância dos irmãos Zappa.| Foto: Reprodução/

Irmão mais novo de Frank Zappa (1940-1993), o escritor Bob Zappa lançou no ano de 2015 nos Estados Unidos o livro de memórias: “Frankie & Bob: Growing Up Zappa .

O livro, disponível em formato digital , em inglês na Amazon recriar no olhar de Bob, como a formação de seu irmão ilustre o tornou o intelectual criativo e politicam e socialmente engajado e que foi presença marcante no rock mundial de 1950 até sua morte, de câncer de próstata, em 1993. O Caderno G conversou com Bob que disse que ainda “não recebeu nenhuma proposta para a tradução do livro para o português”.

Por que o senhor decidiu escrever sobre a sua infância e do seu irmão?

Eu comecei a escrever em 1994, mas só terminei em 2015. Muitas coisas aconteceram antes de eu finalmente publicá-lo. Eu queria ter certeza que as memórias dos anos que eu passei com Frank não se perdessem.

Herdeiros de Frank Zappa entram em pé de guerra; veja outras disputas no meio musical

Batalha entre os herdeiros do músico expõe os problemas da gestão de legados de artistas mortos

Leia a matéria completa

E quais são as principais memórias que você guarda da infância ao de Frank? Quando você percebeu a musicalidade dele?

O tempo mais prolífico dele como músico jovem se deu quando vivemos em Lancaster, na Califórnia. Foi lá que ele formou a banda Blackouts e começou a desenvolver seus estilo único de compositor e performer.

Acredito que a época histórica em que vocês cresceram foi bem determinante para que ele se tornasse “o” Frank Zappa.

O período entre as décadas de 1950 e 1980 foram a época critica para desenvolver o gênio musical e a critica social de Frank. Nenhum outro artista do rock teve o mesmo impacto na sociedade neste tempo. Eu descrevo eventos no meu livro que ajudam a entender como a personalidade e visão de mundo dele foram formadas.

Com a perspectiva de hoje, qual a importância do aparecimento de Frank Zappa? Qual é seu legado mais importante?

O aparecimento de Frank foi parte de sua incrível vocação para showman. Seu legado musical, levado fielmente e com incrível talento pelo seu filho Dweezil, prova que suas composições intrincadas e surpreendentes performances de palco garantem a ele um lugar na história onde apenas um seleto grupo de músicos pode merecer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]