Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Exposição

“Não é só um desenhinho”, diz curador

Mostra de desenhos, gravuras e fotografias de crianças atendidas pelo Hospital Pequeno Príncipe abre em Curitiba e Nova York

  • Helena Carnieri
Pintura de João Fernando dos Santos, de 6 anos. |
Pintura de João Fernando dos Santos, de 6 anos.
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

“Não é só um desenhinho”, diz curador

Para as crianças, pode ter começado apenas como um passatempo, mas o resultado impressionou os envolvidos. O Hospital Pequeno Príncipe abre hoje a exposição Fazendo Arte, com pinturas, gravuras e fotografias criadas por crianças e adolescentes atendidos no centro médico de Curitiba.

SLIDESHOW: Veja todas as obras e fotografias

Os trabalhos foram realizados durante 40 oficinas de arte que, ao longo do ano passado, atenderam cerca de mil pessoas.

As obras também ganham o mundo a partir de hoje, quando a galeria Art at Format abre a exposição de 20 dos trabalhos em seu espaço no SoHo, em Nova York.

O curador, o brasileiro Sany Marques, contou à Gazeta do Povo que deu trabalho escolher entre 2 mil trabalhos, e ele decidiu partir do tema específico dos rostos. “São imagens de quem vê ou é visto, que podem mostrar mais ou menos como eles se veem, ou como se projetam. Não é só um desenhinho.”

Entre as fotografias selecionadas, imagens que aludem à liberdade e pontos de vista particulares de dentro do hospital.

A exposição proporciona ao público curitibano e nova-iorquino tornar-se cúmplice desse mergulho das crianças em suas descobertas artísticas. “Não sou psicanalista, mas você vê o nível de humor [nas obras].”

A galeria alternativa funciona como um posto avançado para artistas brasileiros exporem em Nova York. No caso da Fazendo Arte, o convite partiu de Sany, após uma visita ao hospital.

Os professores das oficina foram Leandro Taques (fotografia), Márcia Széliga (pintura) e Michelle Behar (gravura).

Interatividade

Além de prestigiar as obras, o visitante pode fazer um tour virtual pela mostra e brincar com elas, alternando olhos e bocas pelo site www.fazendoarte.pequenoprincipe.org.br.

O projeto, contemplado com a Lei Rouanet, prevê ainda uma exposição em maio, durante um jantar de gala feito por chefes de cozinha brasileiros em Nova York, num evento para levantar fundos para o hospital.

Galeria

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Caderno G

PUBLICIDADE