• Carregando...
Parte do Sopro5 em ação. | Karin van der Broocke/Divulgação
Parte do Sopro5 em ação.| Foto: Karin van der Broocke/Divulgação

O Sopro5, novo quinteto de sopros ligado à Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), faz sua segunda apresentação nesta terça-feira (30), às 20h30, no Guairinha (R. XV de Novembro, 971 – Centro). O repertório traz obras que abrangem desde o período Romântico, com August Klughardt (1847-1902), até o contemporâneo, com o cearense Liduino Pitombeira, passando pelo nacionalismo e o modernismo do século 20 com obras do brasileiro Mario Tavares (1928-2003) e do alemão Paul Hindemith (1895-1963). A ideia é mostrar as possibilidades sonoras o quinteto de sopros, comum a partir do século 18, conforme explica o clarinetista Marcelo Oliveira, que compõe o Sopro5 ao lado de Fabrício Ribeiro (flauta), João Vitor Silva (fagote), Marcos Vicenssuto (oboé) e Fabio Jardim (trompa) – todos da OSP.

“É uma formação que existe desde a era Clássica. Há muitas composições originais para estes instrumentos”, diz. “Há anos namorávamos a possibilidade de montar um grupo de câmara na orquestra para trabalhar com repertórios diferentes.”

Ribeiro diz que o quinteto, que conta com apoio do Teatro Guaíra, planeja uma atuação mais ampla em 2016. “Temos interesse em trazer convidados para tocar conosco, homenagear compositores, fazer pesquisa de repertório e apresentar concertos temáticos, como de música brasileira, alemã e da Belle Époque”, explica o flautista. “Vamos desenvolver um trabalho de temporada.”

As datas das próximas apresentações do grupo podem ser conferidas no site www.sopro5.com.br.

Os ingressos para o concerto desta terça custam R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Mais informações pelos telefones (41) 3315-0808 (Disk Ingressos) e (41) 3304-7982.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]