• Carregando...
Wanessa Camargo será o presente de aniversário aos moradores de Palmeira | Divulgação/assessoria de imprensa
Wanessa Camargo será o presente de aniversário aos moradores de Palmeira| Foto: Divulgação/assessoria de imprensa

Você tirou aquele retrato no colégio, sentado atrás de uma carteira, e com uma placa na frente identificando a série que você cursa? Foi a partir deste retrato, feito nas escolas, que o escritor, roteirista, dramaturgo e cineasta Fernando Bonassi, concebeu o espetáculo "O Incrível Menino na Fotografia", peça que tem sua estréia nacional nesta terça-feira (27), dentro da programação da Mostra Oficial do 16º Festival de Teatro de Curitiba (FTC).

A montagem parte do texto de Bonassi, escrito para quadrinhos, "Histórias Extraordinárias", lançado pela editora Conrad, há dois anos. "Eu tinha um texto enorme e fomos cortando e adaptando para a peça, assim que começamos os trabalhos de montagem do espetáculo", explicou o autor que assina a direção, mas prefere não levar este crédito. "Eu não tomei nenhuma decisão sozinha, foi tudo compartilhado com pelo menos sete pessoas", comentou Bonassi, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (26), na sede do FTC, em Curitiba.O monólogo, interpretado pelo ator Eucir de Souza, conta a história de um aluno de escola pública que encontra, na história brasileira, as razões de sua angústia. De repente, ele percebe que foi atingido por uma condição de paralisia, como se estivesse em uma fotografia, já que as promessas de progresso, justiça social e desenvolvimento não se cumprem. "Este retrato é uma síntese histórica. A gente sabe onde está o erro, mas não mudamos, ficamos parados como se estivéssemos na fotografia", contemporiza Bonassi, que vê a inércia social acontecendo no país há mais de 50 anos.

Desapegado, o diretor diz que não tem expectativa com a estréia da peça porque já está satisfeito com o que fez. Já o protagonista, está com grande expectativa, principalmente por ser seu primeiro monólogo. "É estranho, dá um certo medo, porque você fica sozinho. Se eu errar, ou perder o ritmo, sou eu mesmo. Não dá para dividir a culpa", comentou Eucir, ansioso pela estréia no FTC. "Estrear aqui dá uma grande visibilidade para o trabalho", completou. Em maio, a peça abre temporada no Teatro Sesc Paulista, em São Paulo.

O espetáculo tem duração de uma hora, e terá sessões no Teatro Paiol, nesta terça (27) e quarta-feira (28).

Confira a programação completa no Guias e Roteiros

Serviço: O Incrível Menino na Fotografia. Terça-feira (27) e quarta-feira (28) às 20h30. Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, 51). R$ 26,00.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]