• Carregando...
Marlon Siqueira já tocou em várias bandas locais de reggae | Gel Muzzillo/Divulgação
Marlon Siqueira já tocou em várias bandas locais de reggae| Foto: Gel Muzzillo/Divulgação

Saiba mais:

Natural de Jaguapitã, Norte do Paraná, Marlon Siqueira, 35 anos, é autodidata. Passou pelo pop e até pelo axé, mas teve a carreira mais voltada para o reggae. Integrou as bandas de cover dos anos 80 Pulso e Perímetro Urbano. Fundou as bandas African Band, Makoto e Hastaii Reggae, e integrou a Djambi, com quem viajou para turnês internacionais. Em 1997 participou do Super Reggae Festival e conheceu importantes músicos do reggae. Como guitarrista acompanhou artistas como Junior Marvin (Waillers), Black Hururu, Amlak Tafari (Steel Pulse), Vincent Black (Black Hururu), Peter Broogs, Yelen (Costa do Marfin), Papa Winnie. Gravou em inúmeros cds de diferentes artistas locais e estrangeiros como o cd solo de Junior Marvin e também de Haneri Aman (músico suíço).

"The Babylon Inside" e "Love To The World, Peace To The People" são os títulos dos novos cds, que a banda de reggae Tribo de Jah, lança oficialmente, durante show no Espaço Callas, nesta sexta-feira (30), em Curitiba. Este é o primeiro show do grupo na cidade, com participação do guitarrista paranaense Marlon Siqueira, ex-Djambi e Nação Erê, que agora é músico da Tribo. Siqueira passou a integrar a banda de reggae raiz, formada inicialmente por músicos maranhenses, no último mês de dezembro, quando o guitarrista oficial Alexsandro Enes, pediu para se afastar do grupo, porque vinha se sentindo cansado com as constantes viagens e turnês. Durante o último verão, a Tribo de Jah teve uma agenda intensa, fez shows, já dos novos trabalhos, por cidades do Nordeste e Sudeste do Brasil. Agora as atenções se voltam para as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte. A partir de julho, o grupo deve seguir para as turnês internacionais na Europa, Japão e EUA.

O vocalista e líder da Tribo de Jah, Fauzi Beydoun, disse, em entrevista por telefone, que passar por Curitiba é obrigatório. "Foi a primeira capital do sul do país que visitamos, há uns 15 anos atrás. De lá pra cá o nosso trabalho foi crescendo e a cultura reggae também se solidificou na cidade. Hoje temos uma legião de fãs, que esperamos, gostem dos novos discos. Vai ser um temômetro para este novo show que mescla músicas antigas com novas", comentou Beydoun sobre a apresentação na capital paranaense.

Os lançamentos dos dois discos, um voltado para o público brasileiro e o segundo totalmente em inglês, com lançamento no mercado internacional, faz parte de um projeto para lançar três. Mas o terceiro disco, dedicado ao Dub (uma variação do reggae mais instrumental e bastante usada pelos djs nas pistas de dança) ainda está nas mãos dos engenheiros de som, responsáveis pelos efeitos característicos do Dub. "Nós viajamos muito para o exterior e somos uma referência do reggae feito no Brasil. Isto motivou a banda a fazer o disco voltado para o exterior, investindo na possibilidade de conquistar um mercado maior. O disco de Dub é resultante dos dois trabalhos e atende os seguidores deste estilo", disse Beydoun. "Achamos que estes lançamentos mostram que a Tribo está dominando todos os fundamentos do reggae, desde o tradicional reggae raiz, que é a nossa marca, chegando ao Dub", completou.Os dois cds têm em comum três músicas cantadas em inglês, incluindo a que dá título ao álbum dedicado ao público brasileiro: "The babylon Inside". Entre as canções deste registro destaca-se "Sampa a Pampa", que muda um pouco o foco da banda que em todos os seus álbuns anteriores cantou o Maranhão, o berço do grupo, fazendo agora uma homenagem natural a São Paulo, onde a banda está radicada há aproximadamente oito anos. A veia contestadora e politizada da banda esta presente nas faixas "Apartheid Social" e "Guerra na Babilônia", entre outras. Cada disco tem em média 15 canções. Na opinião de Fauzi Beydoun, a banda, que chamava atenção também pelo fato de ter cinco deficientes visuais entre os seus seis integrantes, se superou com estes novos trabalhos.Ainda entre os planos da Tribo de Jah para 2007 está o lançamento de um DVD e um CD comemorativo aos 20 anos do grupo, completados em agosto de 2006. "Como temos uma agenda muito cheia não conseguimos fazer nada especial. Mas está nos nossos planos. Deve sair quando já estivermos com 21 anos de estrada", contou o vocalista. Nos 20 anos de estrada a banda lançou 12 CDs e um DVD e conseguiu manter a formação inicial, composta por Fauzi Beydoun (voz/guitarra), Zé Orlando (voz/percussão), Achiles Rabelo (voz/baixo), Alexsandro Enes (voz/guitarra – que agora deu lugar ao Marlon Siqueira), Francisco Guilherme (voz/teclados) e João Rodrigues (bateria).

As bandas de reggae locais Djambi e Africaya fazem os shows de abertura para a Tribo, no Espaço Callas.

Confira outras atrações no Guias e Roteiros

Serviço: Show de lançamento do cd "The Babylon Inside" da Tribo de Jah. Abertura com Djambi e Africaya. Sexta-feira (30) a partir das 23h30. Espaço Callas (Rua Piquiri, 275, Rebouças). Tel.: 3315-0808. Preço promocional R$ 30,00 (meia-entrada), para os primeiros ingressos. Na hora preço a confirmar. A meia-entrada é válida somente para estudantes, pessoas acima de 60 anos e para quem doar 1 kg de alimento não-perecível, não acumulativo com outros descontos e promoções.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]