• Carregando...
O antigo Guayra, em  1928. | Reprodução/Guairacá
O antigo Guayra, em 1928.| Foto: Reprodução/Guairacá

A foto de 1928 mostra o antigo Teatro Guayra. A récita em questão marcava a estreia da opereta “Marumby”, que tem uma versão em cartaz neste fim de semana na Capela Santa Maria. Repare na concha instalada na beira do proscênio, onde o “ponto” soprava todas as falas aos atores! Naquela época, preocupar-se com o texto era o de menos para o elenco. Veja também as galerias lotadas, as cadeiras de madeira no palco e o teto soberbamente decorado.

Esse primeiro teatro Guayra ficava na Rua Dr. Muricy, ao lado da atual Biblioteca Pública. Foi inaugurado em 1884 como Theatro São Theodoro e rebatizado em 1900.

O prédio acabou demolido em 1937, deixando a cidade sem um grande palco até a inauguração do atual Teatro Guaíra, na Praça Santos Andrade, em 1973.

Para Gehad Hajar, que dirige a opereta “Marumby” atualmente em cartaz e que incluiu a foto acima no material de divulgação da peça, o fato de Curitiba ter ficado quase 40 anos sem um teatro certamente influenciou o comportamento da população, mais introvertida. Também estimulou a criação de sociedades teatrais dispersas, cada uma ligada a uma determinada etnia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]