• Carregando...
O sofá de “Os Simpsons” costuma ser palco de surpresas durante as aberturas da série | FOX/Divulgação
O sofá de “Os Simpsons” costuma ser palco de surpresas durante as aberturas da série| Foto: FOX/Divulgação

“Os Simpsons”, a série de comédia animada há mais tempo no ar na tevê, estreou em setembro passado sua 28ª temporada. Como vêm fazendo com certa regularidade há alguns anos, os produtores da série convidaram um artista para criar uma versão original da abertura clássica do show, que é praticamente a mesma (alguns elementos foram alterados ao longo dos anos) desde sua estreia, em 1989. No capítulo inaugural da nova temporada, quem assumiu a couch gag, como os produtores de “Os Simpsons” se referem à abertura, foram os criadores de outro desenho animado de sucesso, a “Hora da Aventura”.

Leia também: Relembre todos os Exterminadores do Futuro

Com contrato garantido de exibição pelo menos até a 30ª temporada, “Os Simpsons” já tiveram em sua abertura a assinatura de nomes de peso, como o cineasta Guillermo del Toro e o artista de rua Banksy. Veja abaixo uma lista das 14 melhores aberturas de “Os Simpsons” feitas por artistas convidados ao longo do tempo:

Banksy

O mais importante artista de rua do mundo foi o autor da primeira abertura de “Os Simpsons” feita por um convidado. No vídeo, Banksy faz uma crítica muito pouco sutil à indústria do entretenimento, usando os próprios Simpsons como alvo.

Don Hertzfeld

Premiado animador e cineasta, Don Hertzfeld criou uma abertura que leva os personagens de “Os Simpsons” até um futuro muito, muito distante: o ano de 10.535. A peça é uma obra de arte em si.

John Kricfalusi

Com seu traço inconfundível, o criador do desenho animado “Ren & Stimpy” já criou duas couch gags diferentes para “Os Simpsons”. Kricfalusi obteve aval dos criadores da série para subverter totalmente as regras do show, exagerando ao máximo as reações dos personagens.

Leia também: 7 séries na Netflix para crianças e adolescentes

Guillermo Del Toro

O visionário cineasta mexicano, que dirigiu filmes como “O Labirinto do Fauno” e “Círculo de Fogo”, criou uma das aberturas especiais para os episódios de Halloween de “Os Simpsons”. Em sua fantástica colaboração para a série, elaborou uma peça com mais de 30 referências a filmes e obras literárias históricas de horror e ficção científica, incluindo suas próprias.

Sylvain Chomet

O animador francês, autor de “As Bicicletas de Belleville”, foi outro que emprestou seu traço e estilo característico, transformando “Os Simpsons” em uma típica (e disfuncional) família francesa.

Michal Socha

Animador e cineasta polonês, Socha já criou duas animações originais para a abertura de “Os Simpsons”. Na primeira, fez uma incursão expressionista ao cérebro de Homer. Na segunda, desenhando em figuras-palito, fez referência aos catálogos de móveis prontos para montar da loja Ikea.

Bill Plympton

Conhecido como “o rei da animação indie”, Plympton foi um dos artistas que mais colaborou com “Os Simpsons” em suas aberturas originais. Em um desses episódios, criou uma triste e surreal história de amor entre Homer e seu sofá.

Rick and Morty

Série de animação adulta de sucesso do canal americano Adult Swim, “Rick and Morty”, disponível na Netflix brasileira, fez uma participação mais que especial em “Os Simpsons”, com uma espécie de crossover entre os dois shows.

Steve Cutts

Talvez você não conheça Steve Cutts pelo nome, mas existe uma boa chance de você conhecer seu curta “Homem”, que já conta com mais de 20 milhões de visualizações no YouTube depois de ter viralizado nas redes sociais. Para “Os Simpsons”, Cutts fez uma viagem onírica pelo universo oitentista, em que Homer é um heroi de filme de ação.

Robot Chicken

Série de animação já exibida no Brasil no Cartoon Network, “Robot Chicken” criou para “Os Simpsons” uma animação em stop-motion em que Homer mata seu vizinho Ned Flanders e se transforma num donut gigante antes de disputar um pega nas ruas de Springfield.

Paul Robertson e Ivan Dixon (Pixels)

Os animadores independentes Paul Robertson e Ivan Dixon criaram um curta em pixel-art para “Os Simpsons” por conta própria em 2015. A animação remete ao visual dos antigos jogos em 8 bits. O sucesso foi tanto que os produtores da série acabaram utilizando a peça em um dos episódios oficiais do show.

Eric Goldberg

Animador com grande trajetória na Disney, onde trabalhou em filmes como “Aladdin” e “Pocahontas”, Goldberg levou para “Os Simpsons” o traço característico dos grandes filmes de animação do estúdio das décadas de 40 a 60. Homer é o Balu de “Mogli – O Menino Lobo”; Marge é a “Branca de Neve”; Lisa, “Cinderela”; Maggie aparece como o Mickey Mouse clássico e Bart é o Mickey feiticeiro de “Fantasia”.

Hora da Aventura

A couch gag mais recente de “Os Simpsons” foi feita em parceria com o time de animadores da série “Hora da Aventura”, exibida no Brasil pelo Cartoon Network. A peça é uma versão da abertura da “Hora da Aventura” com os personagens dos Simpsons. Bart aparece como Finn e Homer é o cachorro Jake (e Mr. Burns, claro, o Rei Gelado).

Yoann Hervo

Outro artista a conceber uma homenagem independente a “Os Simpsons”, Hervo criou uma animação ao estilo de VHS que nunca foi ao ar pela série oficialmente. A falta de aprovação não faz a peça menos interessante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]