• Carregando...
Pequenos clássicos como “Al Otro Lado Del Río”, vencedor do Oscar de Melhor Canção Original, estarão no repertório. | Divulgação
Pequenos clássicos como “Al Otro Lado Del Río”, vencedor do Oscar de Melhor Canção Original, estarão no repertório.| Foto: Divulgação

O cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler faz seu primeiro concerto em Curitiba neste domingo (29) às 20h30 no Vanilla Music Hall (R. Mateus Leme, 3690, São Francisco), à margem do Rio Belém.

Um show que a cidade ganha de presente no dia de seu aniversário, pois Drexler é um dos mais importantes artistas latino-americanos da atualidade e vive uma fase muito produtiva de sua carreira.

O músico aporta – com banda completa – na cidade para apresentar as faixas do seu último disco Bailar En La Cueva . O álbum, que lhe valeu o Grammy de melhor cantor de 2014, tem uma pegada mais festiva e dançante que a música intimista de alguns de seus trabalhos. Mas seus grandes sucessos como “Me Haces Bien” ou “Todo se Transforma” não vão faltar no repertório.

Com carreira iniciada em 1989, o musico ganhou notoriedade internacional em 2005, quando recebeu o Oscar de Melhor Canção Original por “Al Otro Lado Del Río”, presente no filme Diários de Motocicleta, do brasileiro Walter Salles. Foi a primeira música em espanhol a ganhar a estatueta.

A premiação foi marcada pela deselegância da Academia em impedi-lo de interpretar a música por ser desconhecido. O substituíram o guitarrista Carlos Santana e o ator Antônio Banderas, que desvirtuaram a delicada canção. Ao receber o prêmio, Drexler não agradeceu: apenas cantou sua música.

Drexler tem relação próxima com a música brasileira: é parceiro de compositores daqui e é um fã declarado de João Gilberto. Ele também está conectado a corrente musical que une a região sul do Brasil aos países platinos, Argentina e Uruguai, movimento conhecido como “estética do frio”. No ano passado, o diretor curitibano Luciano Coelho lançou o documentário A Linha Fria do Horizonte, que registra este momento e traz Drexler como um dos personagens centrais.

Mochilão

Nesta geografia musical, Curitiba seria a cidade mais ao norte e também a única capital que não hospedou um show de Drexler. Ainda que o músico já tenha dito em entrevistas que esteve por um tempo na cidade nos anos 1980, enquanto viajava de mochila pela América do Sul. Uma história que seus fãs curitibanos certamente gostarão de ouvir do próprio cantor no palco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]