• Carregando...
Edward (James D’Arcy) e Wallis (Andrea Riseborough): preço alto pelo amor | Divulgação
Edward (James D’Arcy) e Wallis (Andrea Riseborough): preço alto pelo amor| Foto: Divulgação

Serviço

Veja o trailer, fotos e sessões no Guia Gazeta do Povo

Não é difícil compreender por que Madonna resolveu dirigir W. E. – O Romance do Século, que chega nesta sexta-feira aos cinemas brasileiros. O filme tem como tema central o bombástico caso de amor entre o príncipe Edward, herdeiro da coroa britânica na década de 30, e a norte-americana Wallis Simpson, uma mulher que estava em seu segundo casamento, sem uma gota de sangue nobre e com um passado obscuro demais para ser aceita como rainha.

Com a morte de George VIII, em 1936, Edward, mais conhecido como David entre os íntimos, foi coroado rei, mas, no fim daquele mesmo ano, optou por abdicar do posto. Recusou-se a abrir mão de sua paixão por Wallis, com quem se casaria no ano seguinte. Seu irmão mais novo, Albert (pai da rainha Elizabeth II), acabou assumindo o trono, mas como George VI – seu nome era considerado germânico demais.

>>Vídeo: O repórter Paulo Camargo foi conferir o filme e dá sua opinião sobre a fita

Edward (James D’Arcy) e Wallis (Andrea Riseborough) receberam os títulos de duque e duquesa de Windsor, mas jamais foram bem aceitos pela família real britânica, ou se sentiram à vontade para retornar à Inglaterra. Preferiram se instalar em Paris. E, vista como pivô da abdicação, Wallis, apesar de ter sido uma figura recorrente no jet set internacional nas décadas que se seguiram, passou o resto da vida aprisionada pelo estigma decorrente de seu escandaloso romance com Edward.

A trajetória única, tortuosa e algo trágica dessa mulher comoveu Madonna, que se sentiu tentada a contar a história, mostrando que, se Edward VII perdeu a coroa e foi legado ao ostracismo por causa de sua escolha, Wallis também pagou um preço muito alto. A popstar disse empatizar com a duquesa de Windsor.

O roteiro, escrito pela cantora e pelo cineasta Alek Keshishian (diretor de Na Cama com Madonna), traça um paralelo entre Wallis e uma mulher de mesmo nome, que vive na Nova York dos dias atuais. Vivida por Abbie Cornish (de O Brilho de uma Paixão), essa personagem atravessa uma séria crise com o marido, o psiquiatra Richard (Richard Coyle), e acaba buscando refúgio em sua obsessão por Wallis e Edward. Isso por conta de um leilão de objetos do casal que a casa de pregões Sotheby’s vai promover.

O resultado final é até razoável. W. E. – O Romance do Século, indicado ao Oscar de melhor figurino e vencedor do Globo de Ouro de melhor canção original, é um filme visualmente bonito, embora por vezes se aproxime demais da linguagem maneirista e picotada dos videoclipes para seu próprio bem. A principal força do filme vem das personagens femininas principais e de suas atrizes, a inglesa Andrea Riseborough e a australiana Abbie Cornish, que conseguem dar à produção momentos de surpreendente intensidade dramática.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Cultura e Lazer | 2:26

W.E. - O Romance do Século recebeu várias críticas por conta da superficialidade e alguns clichês, mas a fita tem muitos méritos, com uma ótima direção de arte e bons figurinos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]