• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Com a rede de computadores afetada pelo ciberataque mundial desde segunda-feira (15), o atendimento nas agências do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) no Paraná seguem sem previsão de voltar à normalidade. Nesta terça-feira (16), apenas atendimentos já agendados e de perícias estavam sendo feitos. Com isso, muitos contribuintes que buscaram outros serviços não conseguiram ser atendidos.

Veja como agendar atendimento no INSS

Pensionista do INSSCristiane Munhoz precisa de documentos da Previdência para sacar o FGTS da filha, que morreu há um ano e meio. Cecília Tümler/Gazeta do Povo

Pensionista do INSS, Cristiane Munhoz, 47 anos, que tem uma perna amputada, saiu da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) nesta terça e não conseguiu atendimento na agência da Praça Santos Andrade, no Centro da capital. É a terceira vez que ela busca atendimento no INSS e não consegue. “Eu uso muletas, para mim é muito difícil vir até aqui de ônibus”, reclama Cristiane.

Cristiane foi até a agência para conseguir documentos para sacar o FGTS inativo da filha, que morreu há um ano e meio. “Eu vou usar o dinheiro do FGTS para terminar de pagar os gastos que tive com o enterro e funeral dela, é muito importante que eu resolva isso o mais rápido possível”, conta.

Funcionários da sede da Previdência Social instruíram a pensionista a voltar outro dia ou acompanhar as novidades pela imprensa. A assessoria de imprensa do INSS no Paraná, porém, não forneceu informações sobre o funcionamento do sistema. Segundo a assessoria, a maior parte dos atendimentos na agência da Santos Andrade são agendados, categoria que permite que os serviços sejam prestados manualmente, sem o computador.

Sem orientação

A possibilidade de agendamento, porém, não é do conhecimento de todas as pessoas que buscam os serviços. E a falta de orientação incomoda. É o caso de Vera Luz Carvalho, 60 anos, auxiliar de produção que parou de trabalhar há 10 anos por ter pressão alta e precisa resolver problemas de documentação para conseguir se aposentar e ter alguma renda. Atualmente, Vera depende da irmã para pagar as contas. “Eu entendo que o sistema está fora do ar, mas os seguranças da agência não me deixaram nem entrar para pedir informação aos atendentes”, conta a auxiliar de produção, que não soube como proceder depois de dar com a cara na porta da sede da Santos Andrade nesta terça.

O garçom Jeferson Gomes da Silva precisa de documentos para sacar o FGTS inativo, que irá usar para pagar contas.Cecília Tümler/Gazeta do Povo

Para o garçom Jeferson Gomes da Silva, 24 anos, a falta de assistência do órgão é um inconveniente. “Eu moro no Santa Cândida e tenho que pegar dois ônibus para chegar até aqui. É a terceira vez que tenho que vir para saber se o sistema voltou, porque no telefone da Previdência a gente acaba ficando pendurado na música de espera”. Silva também está em busca de documentos para viabilizar o saque do FGTS inativo, valor que irá usar para pagar contas e quitar dívidas.

Como fazer o agendamento?

Para ser atendido nas agências da Previdência Social, é possível fazer agendamento pelo site do órgão. Quem conseguir marcar terá os serviços executados normalmente. Nesse caso, os funcionários do INSS executam as demandas de maneira manual - o que leva mais tempo e impossibilita o atendimento de quem não marcou hora.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]