• Carregando...
 | Leticia Akemi/Gazeta do Povo
| Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo

O carnaval de 2018 teve uma queda significativa no número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros em relação ao ano passado. Ao todo, foram 73 salvamentos durante este feriado contra 84 em 2017. Outro dado bastante positivo é que, entre o sábado (10) e a última terça-feira (13), nenhuma morte por afogamento foi registrada nas praias do estado.

Os números não levam em conta, contudo, os três óbitos em Guaratuba e Morretes. No caso do homem de 62 anos que teria caído no mar durante a travessia do ferryboat, na madrugada de sábado, a corporação ainda investiga se ele não teria sofrido algum mal súbito e, por isso, caído na água — assim, não entra nas estatísticas de carnaval. Já os dois jovens que morreram afogados na região da cachoeira Salto Fortuna, em Morretes, a ocorrência foi registrada na sexta-feira (09) e, portanto, fora do feriado.

Leia também: Capitania dos Portos vai investigar morte no ferryboat entre Matinhos e Guaratuba

Ainda assim, mesmo com esses casos, o total de mortes na temporada caiu pela metade em 2018. Enquanto no verão passado foram 12 óbitos no litoral, a atual temporada contabilizou apenas seis desde o dia 21 de dezembro.

Como aponta a capitã Rafaela Diopalevi, porta-voz da Operação Verão, o feriado foi mais seguro também em outros aspectos. Durante os dias de folia, os Bombeiros contabilizaram 75 queimaduras por águas vivas e 31 crianças perdidas. Ao todo, mais de cinco mil orientações foram prestadas e mais de duas mil advertências distribuídas. “O objetivo é fechar o feriado sem nenhuma morte. Por isso, o Corpo de Bombeiros segue trabalhando no sentido de orientar os veranistas sobre os cuidados a serem tomados nas praias até o fim da temporada”, afirma a capitã.

Segurança reforçada

Para ajudar a manter esses números baixos, o Corpo de Bombeiros formou mais 113 guarda-vidas no início desta semana. A cerimônia de formatura foi realizada na última segunda-feira (12) na praia de Matinhos, onde os militares tiveram de nadar até um barco para buscar seu novo uniforme. Ao todo, foram mais de 600 horas de treinamento.

Segundo a corporação, 55 bombeiros militares fizeram o curso no Litoral do estado, enquanto os outros 58 completaram o treinamento no interior. “A formação dos guarda-vidas começa efetivamente bem antes do início da temporada de verão. São mais de 600 horas de treinamento para que eles fiquem completamente preparados para melhor atender as pessoas. Só nesta temporada já foram mais de mil salvamentos feitos e estes profissionais se somam aos demais”, explica o Coordenador Estadual do Verão Paraná 2017/2017, coronel Élio de Oliveira Manoel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]