• Carregando...
 | Reprodução/Paraná TV/RPC
| Foto: Reprodução/Paraná TV/RPC

O município de Santa Cruz de Monte Castelo, no Noroeste do Paraná, estendeu para a próxima sexta-feira (27) o prazo de suspensão das aulas em 12 instituições de ensino devido a um surto de meningite viral na cidade. A suspensão foi decretada na última quarta-feira (18) e seguiria até esta segunda-feira (23). No entanto, o prazo foi alterado para evitar novas infecções.

De acordo com o secretário de governo Willian Cezar Viega, após a divulgação do surto, o município registrou apenas um novo caso da doença, quando uma criança de três anos foi diagnosticada com meningite no último sábado (21). “Ela não é aluna de nenhuma instituição de ensino presente no município e foi diagnosticada após a nossa decisão de aumentar o prazo de suspensão de aulas”, informou.

A alteração no prazo, segundo ele, foi decidida pela prefeitura na sexta-feira (20) como forma de precaução e afeta mais de 1.500 alunos matriculados em seis escolas municipais, duas instituições estaduais e quatro creches. Um calendário de reposição das aulas será elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, para que os alunos não sejam prejudicados.

O surto

Na última semana, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou oito casos da doença no município. Entre os doentes estavam sete crianças menores de cinco anos e uma mulher grávida. Quatro crianças frequentavam a mesma creche.

Ainda segundo o secretário, esses pacientes foram atendidos no hospital da cidade de Loanda, localizada a 20 quilômetros de distância do município, e já receberam alta. Apenas a criança de três anos diagnosticada no último sábado permanece internada.

Os primeiros casos de meningite viral na cidade foram registrados há cerca de um mês, quando um homem e uma mulher foram infectadas com o vírus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]