• Carregando...
 | Daniel Caron/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

A Praça de Bolso do Ciclista, no São Francisco, foi alvo de uma ação de revitalização na tarde desta segunda-feira (3). Batizada com o nome de “Talento Coletivo”, o evento reuniu cerca de 30 pessoas, entre ciclistas e artistas e a comunidade em geral. As obras irão continuar ao longo da semana.

GALERIA: Veja imagens da revitalização

Segundo um dos organizadores do movimento, Fernando Rosenbaum, sócio da Bicicletaria Cultural e Coordenador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, o local, que por anos foi sede de movimentos culturais promovidos por populares, está abandonado devido ao tráfico de drogas e à violência vistas na área. “Por algum tempo, tinha uma fila de atividades culturais lá. Mas, após alguns episódios de violência, isso foi diminuindo. Acabaram-se as atividades, a praça esta largada, e queremos que as pessoas a tomem novamente”, afirmou.

Leia também: Ciclistas fazem ato em homenagem a jovem que morreu nas Mercês

Daniel Caron/Gazeta do Povo

O coordenador do movimento ressaltou que o perfil do local onde está a praça acabou por criar o estigma que hoje a domina. “A Rua São Francisco se caracterizou por ser um lugar jovem, libertário, com uso e comercio de drogas, infelizmente” .

Além disso, Rosenbaum reclamou da falta de policiamento e de ações para coibir os crimes praticados.”Houve alguns atritos, alguns problemas de segurança que a polícia não soube lidar, e virou um problema para a cidade. A policia instalou um totem lá, e a Guarda Municipal que ia gerir, mas eles não têm efetivo então acabaram retirando a peça. E a polícia ainda não consegue ter inteligência para coibir o tráfico, por exemplo”.

A ação, que envolve a reposição de pedras brita, a manutenção e reinstalação de paraciclos, serviços de iluminação, limpeza e reinstalação de ladrilhos, além de jardinagem e pintura, deve se estender enquanto os reparos não forem concluídos. “Nesse mutirão, vamos ter artistas para refazer a pintura do telão e do mural de grafite, pessoas para fazer uma jardinagem, entre outras coisas. Esta marcada para hoje, mas vamos continuar ate terminar a revitalização”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]