• Carregando...
Frio curitibano conseguiu superar os termômetros em regiões polares | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Frio curitibano conseguiu superar os termômetros em regiões polares| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O frio que chegou ao Paraná sem pressa de ir embora não só fez despencar as temperaturas em todas as regiões como deixou todo mundo em polvorosa. Em grupos de Facebook e WhatsApp, muita gente notou que diversos municípios do estado tiveram uma manhã mais gelada do que cidades mundialmente conhecidas pela neve e temperaturas extremamente negativas. E, por mais exagerado que pareça, é verdade. Nesta terça-feira (18), fez mais frio em Curitiba do que em regiões do Alasca e até mesmo da Sibéria.

Leia também: Entenda o que fez as temperaturas despencarem no Paraná

Na capital paranaense, a temperatura girava em torno dos 7º C por volta das 13 horas. Já em Inácio Martins, no Sul do estado — que bateu -4°C e levou o título da cidade mais gelada do dia — os termômetros marcavam 8°C. No mesmo horário, Irkutsk , um dos locais mais frios da Sibéria e quiçá do mundo, registrava aproximadamente 12,7°C e Juneau, no Alasca, chegava aos agradáveis 11°C. Vale ressaltar que Irkutsk está 11 horas a frente do horário de Brasília, então, lá já era zero hora de quarta-feira (19). Já em Juneau são cinco horas a menos do que o horário local, ou seja, eram 8 horas da manhã de terça.

No meio do dia, a temperatura de Snag, uma das cidades mais congelantes do Canadá, era de 15° C. Os termômetros em Verkhoyansk, também na Sibéria russa, marcavam aproximadamente 11°C perto das 13 horas no Brasil. Em Snag, eram 9 horas da manhã.

Não se pode ignorar o fato de que as condições são bem distintas. Tanto a região da Sibéria quanto o estado norte-americano do Alasca e o Canadá estão no Hemisfério Norte e, portanto, vivem sua época de “verão”. Mas também não se pode deixar de lado que essas cidades ficam muito próximas do Círculo Polar Ártico, ou seja, em áreas onde o frio é comum praticamente o ano todo – mas não o suficiente para superar o Paraná nesta terça.

Em Curitiba, além da mínima de 1,2°C no início da manhã, a chuva congelante deu ainda mais sensação de frio. Em Palmas, no Sul, a neve chegou no fim da noite desta segunda e deixou em polvorosa os moradores do local.

E o frio não para por aí. A previsão mostra que o frio intenso desta terça deve ser superado pela manhã ainda mais congelante prevista para esta quarta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]