• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo

Quatro carros que realizavam transporte clandestino de pessoas do Centro de Curitiba até seus destinos, geralmente na Região Metropolitana, foram multados, nesta sexta-feira (18). Outros quatro veículos foram abordados na operação, mas nenhuma irregularidade foi constatada neles. A operação conjunta da Polícia Militar, Comec, Setran e Urbs foi o primeiro ato do recém-criado Comitê de Segurança do Transporte Coletivo, e flagrou os carros realizando o transporte clandestino.

Leia também: Ônibus vencidos transportam passageiros em Curitiba; confira a situação na sua linha

Sem licença para realizar o serviço, os automóveis acabaram identificados por policiais à paisana, e abordados na operação. Segundo a URBS, por se tratar do transporte de passageiros por veículos que não são regulamentados, a infração cometida é de trânsito, prevista no artigo 231 do Código Brasileiro de Trânsito. Sua classificação é média, o que resulta em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

Como não são pertencentes à aplicativos de transporte individual, regulamentados pela prefeitura em decreto do prefeito Rafael Greca, os veículos não podem sofrer medidas administrativas da Urbs. Os veículos foram abordados quando estavam sem passageiros.

Os quatro veículos multados também foram autuados por modificações nas características originais, por circular sem acessórios de segurança, por ter falhas na iluminação, também infrações previstas no Código Brasileiro de Trânsito.

Comitê

O Comitê de Segurança no Transporte Coletivo foi criado em conjunto pela Polícia Militar, Polícia Civil, Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), Secretaria Municipal de Defesa Social de Curitiba e Associação Metrocard.

É uma resposta ao assassinato do motorista Edmilton José de Melo, em Colombo, na RMC, no dia 21 de julho. O crime causou a revolta dos trabalhadores do transporte coletivo, o que motivou uma paralisação de uma hora na segunda-feira posterior, dia 24 de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]