• Carregando...
Instabilidade que chega nesta sexta (6) a Curitiba pode vir acompanhada de ventos intensos e granizo | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Instabilidade que chega nesta sexta (6) a Curitiba pode vir acompanhada de ventos intensos e granizo| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O Paraná está novamente sob o risco de fortes tempestades, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão publicou nesta sexta-feira (6) um mapa em que toda a região Sul está na área de alerta laranja pela possibilidade de chuvas com ventos fortes e granizo. Entre as regiões que devem ser atingidas por tempestades, o Inmet destaca a região metropolitana de Curitiba e o Litoral.

Já o Instituto Simepar traz uma previsão semelhante, apontando a aproximação de uma frente fria que deve trazer chuvas fortes e com raios para o estado. No último fim de semana, os temporais com ventos de até 100 km/h causaram estragos na capital e no interior.

Leia também: Chuva e ventos fortes arrancam cobertura de lanchonete no Paraná

Segundo o Simpepar, áreas de instabilidades pré-frontais (que chegam antes mesmo da frente fria) se deslocam pela região Sul do Paraná e atingem ainda neste fim da manhã as regiões Oeste e Sudoeste. Ao longo do dia, o mau tempo toma conta das outras regiões paranaenses — exceto o Norte, onde a chuva será mais pontual.

Em Curitiba, a previsão é de que o aguaceiro comece no fim do dia. “Como durante o dia tem bastante calor, isso pode aumentar um pouco a severidade da chuva”, alerta Tarcízio Valentin da Costa, meteorologista do Simepar. Em toda a metade Sul do estado, os temporais chegam acompanhados de rajadas de vento moderadas a ocasionalmente fortes.

Leia também: Japão doa radar meteorológico ao Paraná que “enxerga” dentro da nuvem

E a previsão de chuva continua para todo o fim de semana. Para sábado (7), ainda há previsão de temporais, principalmente no Sudoeste. Curitiba terá um dia chuvoso e o avanço da frente fria contém a elevação da máxima na cidade, que terá termômetros variando entre 16°C e 20°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]