• Carregando...
A vítima foi resgatada pelo helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) | Divulgação/BPMOA
A vítima foi resgatada pelo helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA)| Foto: Divulgação/BPMOA

Uma semana após duas pessoas serem resgatadas na Serra do Mar por se machucarem durante a caminhada, outra pessoa precisou ser socorrida por helicóptero neste domingo (20) no Pico de Araçatuba, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo informações do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), uma mulher de aproximadamente 30 anos que estava com um grupo de aventureiros caiu durante a descida da montanha e não conseguiu concluir o trajeto. O grupo foi atendido inicialmente pelo Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), que constatou a necessidade de apoio aéreo. “Acreditamos que ela tenha sofrido uma fratura no tornozelo direito, além de apresentar luxação no joelho”, afirmou o tenente João Paulo Lazarotto,  do BPMOA.

A vítima foi resgatada por volta das 14 horas a um quilômetro do cume da montanha. Ela seguiu na aeronave até o Aeroporto do Bacacheri, de onde foi encaminhada ao Hospital Cajuru. 

Cuidado

Lazarotto diz que é comum a ocorrência de acidentes por despreparo em trilhas como a do Araçatuba, considerada de nível médio. Este grupo, entretanto, utilizava roupas adequadas para a realização da trilha e todos levavam equipamentos necessários, como calçados apropriados, comida suficiente e água. “É bom ressaltar o cuidado que as pessoas devem ter, tanto física como psicologicamente, antes de iniciar a trilha, separando todos os equipamentos necessários e conhecendo o local”, disse o tenente.

Além disso, Lazarotto orienta a contratação de um guia qualificado para acompanhar grupos que desejem se aventurar pela Serra do Mar. “Verifique isso sempre nas empresas credenciadas porque há relatos de pessoas desqualificadas que se apresentam como guia, colocando em risco seus clientes”, alertou. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]