• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba incluiu novos grupos para receber gratuitamente a vacina contra gripe. Crianças entre 5 e 9 anos e adultos de 50 a 54 anos agora entram na faixa que pode ser imunizada contra o vírus influenza nos postos de saúde da capital desde quarta-feira (26). A imunização pode ser feita em qualquer uma das 110 unidades de saúde da cidade enquanto durarem os estoques das doses.

Veja quais são os postos de saúde em Curitiba

Com a medida, a prefeitura espera ampliar a cobertura contra o vírus na cidade, e garante que isso não vai afetar os outros grupos já atingidos pela vacinação. “Ampliamos o benefício para algumas parcelas da população que inicialmente não estavam nos grupos prioritários definidos pelo Ministério. É importante que elas se previnam e vão até os postos de saúde para se vacinar”, destaca Alcides Augusto de Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde.

Segundo dados da pasta, a meta de imunizar 90% do público de risco, definida inicialmente pelo Ministério da Saúde, já foi cumprida. Integravam o grupo prioritário original da campanha pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores do sistema de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, e os funcionários do sistema prisional.

Desses, apenas as crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos e as gestantes não atingiram a meta, sendo que 68,8% do primeiro grupo e 66,6% do segundo foram imunizados.

A nova inclusão amplia os grupos que tem direito a imunização gratuita. Já haviam sido adicionados os adultos entre 55 e 59 anos, os motoristas e cobradores do transporte coletivo público, os moradores de rua, os cuidadores de idosos e os acamados.

A vacina está disponível para os seguintes grupos:

Crianças a partir de 6 meses e até 10 anos de idade incompletos (9 anos, 11 meses e 29 dias);

Gestantes;

Mulheres no período pós-parto (até 45 dias);

Funcionários do sistema prisional;

Trabalhadores da saúde;

Povos indígenas;

Idosos com 60 anos ou mais;

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

Professores das escolas públicas e privadas;

Pessoas entre 50 e 59 anos;

Motoristas e cobradores do transporte coletivo público;

Moradores de rua;

Cuidadores de idosos;

Acamados;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa;

População privada de liberdade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]