• Carregando...
 | JONATHAN CAMPOS/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: JONATHAN CAMPOS/Gazeta do Povo/Arquivo

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) formulou 7,4 mil denúncias de crimes relacionados a abuso e exploração de crianças e adolescentes no estado nos últimos cinco anos, o que equivale a praticamente quatro casos por dia. Do total das investigações conduzidas pelo órgão neste período, 94,7% referem-se a casos de estupro de vulnerável, o que não significa que a ocorrência de outros crimes, como corrupção de menores para fins sexuais e favorecimento da prostituição, por exemplo, esteja em uma escala menor.

“O problema é que essas situações não chegam à polícia e ao Ministério Público na proporção em que ocorrem”, afirmou a promotora de Justiça Luciana Linero, em entrevista ao site do órgão.

Por isso, o engajamento da sociedade na denúncia dos casos é um ponto essencial, defende a promotora, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e Educação do MP-PR. A presidente da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, Larissa Marsolik Tissot, também ressalta a inclusão ampla da sociedade como ponto-chave no processo de combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes . “Precisamos intensificar essa responsabilização que é de todos e não apenas da família. A criança precisa ser formada por toda uma rede de proteção, que inclui vizinhos, a comunidade, a escola”.

Mas você sabe como denunciar? As notificações, importantes para tentar conter este cenários de crime, podem ser feitas hoje por vários canais, seja por telefone, internet ou mesmo pessoalmente. Veja como ajudar:

Telefone

Disque 100 - É o canal telefônico de denúncias do Ministério da Justiça e Cidadania. Os atendentes registram a denúncia e encaminham as informações para a rede de proteção local.

Disque 181 - Telefone de denúncia da Polícia Militar do Paraná.

156 - O canal de comunicação entre a prefeitura de Curitiba e os moradores da cidade também recebe denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Todos estes telefones funcionam 24 horas por dia.

Unidades e delegacias

Os Conselhos Tutelares também podem ser procurados. Segundo a prefeitura de Curitiba, as denúncias nessas unidades podem ser feitas pessoalmente ou por telefone. Veja os contatos e os endereços dos Conselhos Tutelares na cidade.

Em Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina há unidades do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria). Os telefones são: na capital, (41) 3270-3370; em Foz do Iguaçu, (45) 3524-8565; em Londrina, (43) 3325-6593.

Promotorias do Ministério Público também recebem este tipo de denúncia. Em Curitiba, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1251, no bairro Rebouças.

Internet e celular

O serviço de denúncias 181 da Polícia Militar também permite registros pela internet. No site do canal, basta clicar em “Faça sua denúncia”, no menu ao lado esquerdo da tela, e registrar o relato.

O aplicativo Proteja Brasil é gratuito e permite a toda pessoa se engajar na proteção de crianças e adolescentes. É possível fazer denúncias direto pelo aplicativo, localizar os órgãos de proteção nas principais capitais e ainda se informar sobre as diferentes violações. Todas as informações estão no site do projeto.

Veja a lista das unidades de Conselho Tutelar em Curitiba

Conselho Tutelar Bairro Novo
Rua Lupionópolis, s/n - Vila Tecnológica. Sítio Cercado. Telefone: (41) 3289-1272

Conselho Tutelar Boa Vista
Avenida Paraná, 3600 - Rua da Cidadania Boa Vista. Bacacheri . Telefone: (41) 3313-5705

Conselho Tutelar Boqueirão
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430 - Rua da Cidadania Boqueirão, Sala 36. Boqueirão. Telefone: (41) 3313-5560

Conselho Tutelar Cajuru
Rua Roraima, 545. Cajuru. Telefone: (41) 3266-9504

Conselho Tutelar CIC
Rua Manoel Valdomiro De Macedo, 2460 - Rua da Cidadania CIC. Telefone: (41) 3347-1607

Conselho Tutelar Matriz
Avenida São José, 875. Cristo Rei. Telefone: (41) 3363-7681

Conselho Tutelar Pinheirinho
Avenida Winston Churchill, 2033 - Rua da Cidadania Pinheirinho, Sala 19. Capão Raso. Telefone: (41) 3313-5607

Conselho Tutelar Portão
Rua Carlos Klemtz, 1700 - Rua da Cidadania Fazendinha-Portão, Sala 52. Fazendinha.Telefone: (41) 3245-8096

Conselho Tutelar Santa Felicidade
Rua Santa Bertilla Boscardin, 213 - Rua da Cidadania Santa Felicidade. Telefone: (41) 3297-1498

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]