• Carregando...
A nova escultura foi instalada na manhã desta quinta-feira (22) | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
A nova escultura foi instalada na manhã desta quinta-feira (22)| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Quem passar pela Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, verá uma estátua diferente do Cacique Tindiquera no local a partir desta quinta-feira (22). A nova escultura não se trata de uma réplica, pois apresenta o índio em nova posição – segurando um cajado, uma pinha e acompanhado de um lobo-guará.

A obra foi preparada pelo mesmo artista que criou a peça original, Elvo Benito Damo e sua instalação foi realizada na manhã desta quinta, chamando a atenção de quem passava pelo local. No entanto, a inauguração só acontecerá na próxima quarta-feira (28) em comemoração ao aniversário de 325 anos da capital.

Leia também: Lava-car oferece limpeza completa do carro a R$ 20 e R$ 30 em ação solidária

Já a escultura antiga retornará ao seu espaço de origem, a Vilinha do Bairro Alto, após passar quase um ano em frente à Catedral de Curitiba. Na época da mudança - que aconteceu durante o aniversário de 324 anos da cidade - o caso foi alvo de inúmeros protestos de moradores da Vilinha, que exigiam o retorno da peça à região.

Intervenções no índio

Durante o tempo que permaneceu no Centro, a estátua original foi alvo constante de intervenções da população. Em julho do ano passado, em pleno inverno, a obra apareceu com uma blusa de lã - justamente em uma manhã que fazia 7ºC. Já em janeiro deste ano, foi a vez de um cigarro e uma garrafa de cachaça integrarem o visual da estátua.

A escultura remete ao índio que teria dado nome à capital paranaense: Tindiquera. Ele seria o responsável por indicar aos portugueses o local onde o povoado que deu origem a Curitiba seria instalado, usando a frase “Coré Etuba”, que significa “muito pinhão”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]