• Carregando...
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

A Escola Municipal Lucídio Florêncio Ribeiro, de Campina Grande do Sul, já se acostumou a aparecer aqui na Gazeta do Povo. Dessa vez, o trabalho é da professora Géssica Rosa, que realizou uma iniciativa de conscientização sobre a violência doméstica e atitudes machistas com a sua turminha do 4º. ano B. O projeto desenvolvido pela docente foi pensado a partir de duas matérias da Gazeta do Povo: a primeira celebrava os 10 anos da Lei Maria da Penha; a segunda uma pesquisa sobre violência doméstica evidenciou que o problema pode estar mais perto do que se pensa.

Depois de ler a matéria em questão e uma série de outras reportagens do jornal sobre o assunto, Géssica chamou a atenção dos alunos para uma campanha que acontecia na internet, em decorrência de uma série de atos violentos contra mulheres, a população saiu em defesa delas por meio de hashtags publicadas nas redes sociais. Assim, a professora motivou os alunos a criarem suas próprias tags exigindo respeito.

O alvoroço e engajamento dos alunos foi tão grande que Géssica convidou a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da cidade para ministrar uma palestra sobre machismo e violência doméstica.

Enxergando o problema de perto

O trabalho se intensificou também por conta de uma pesquisa feita em 2013 que classificava Piraquara, o município vizinho, como a terceira cidade com mais casos de violência doméstica registrados no Brasil. A partir daí, surgiu a necessidade de fazer um trabalho com as famílias. Após o envio de pesquisas para a residência dos estudantes, os dados coletados foram analisados em sala de aula, em um trabalho que envolveu matemática e língua portuguesa.

Os resultados, segundo a professora, foram fantásticos: “percebemos que, durante o trabalho, os alunos começaram a notar os pequenos casos de machismo com os quais nos deparamos em nosso cotidiano e a atitude dos meninos em relação às meninas se tornou mais cordial”, relatou Géssica. Para coroar o empenho, alunos e professora produziram um vídeo que foi enviado à RPC, para uma campanha de combate à violência contra a mulher.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]