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Desrespeito em cruzamentos cria um verdadeiro nó na região | Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Desrespeito em cruzamentos cria um verdadeiro nó na região| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

A promessa de que as obras na Rua Raul Pompeia, que liga a CIC e o Fazendinha, em Curitiba, iriam resolver os problemas de trânsito na região não se concretizou. A revitalização entregue pela prefeitura de Curitiba no último mês de julho não resolveu os problemas dos motoristas, que ainda convivem diariamente com um verdadeiro nó no cruzamento com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, próximo ao viaduto que liga ao Contorno Sul.

E bastam apenas alguns minutos para testemunhar a confusão que se forma. Como o trecho é a única via de acesso ao Caiuá, ele recebe veículos vindos de diversas ruas transversais. O problema é que, mesmo com os R$ 8,1 milhões investidos para a recuperação do pavimento, alargamento das vias e melhorias na sinalização, o cruzamento ainda não é capaz de suportar o volume de carros.

Isso fica evidente no acesso ao Contorno Sul, onde veículos param sobre a caixa amarela, fechando o cruzamento e bloqueando o fluxo em todos os sentidos. Isso faz com que as filas apenas aumentem e muitos motoristas usam isso como desculpa para invadir calçadas ou trafegar pela contramão para contornar o problema.

“Todo mundo sai por aqui e perde muito tempo. Sempre tem apressadinho saindo na contramão ou furando sinal para se safar do congestionamento”, reclama o auxiliar de serviços gerais Igor do Nascimento. Como morador da região, ele aponta que a situação poderia ser resolvida com uma ampliação justamente no cruzamento que dá acesso ao Contorno. “Tem espaço debaixo do viaduto, poderia ser feita uma pista complementar para quem vai virar à direita na Juscelino Kubitschek, por exemplo. A rua ficou muito bonita, mas ficou parada”

Sinal fechado

Além disso, outra reclamação frequente de quem passa por ali é a falta de temporização adequada dos semáforos. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), a Superintendência de Trânsito de Curitiba tem monitorado os referidos cruzamentos de forma contínua, tanto por reclamações via 156 quanto pelos atrasos de ônibus que passam por ali.

Ainda assim, a pasta aponta que, após a troca dos controladores e a nova programação nos sinaleiros, “as reclamações para os órgãos oficiais praticamente acabaram”. Além disso, a Superintendência adiantou que está projetando a repintura dos dois semáforos, com as faixas de pedestres, e repintura do eixo da pista, para melhorar a passagem dos veículos e usuários no local.

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