• Carregando...
Vacinação contra a gripe foi prorrogada até 9 de junho. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Vacinação contra a gripe foi prorrogada até 9 de junho.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

As secretarias Estadual e Municipal de Curitiba vão prorrogar a campanha de vacinação para até 9 de junho. A decisão segue diretriz do Ministério da Saúde, que vai ampliar o prazo para todo o país. O fim da campanha seria nesta sexta-feira (26).

- Vídeo - saiba como e onde se vacinar

O esforço do Ministério da Saúde é para alcançar a meta de imunizar 90% do público alvo da campanha: crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, mulheres que tenham passado por parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, doentes crônicos, detentos, profissionais de saúde e professores. Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação. Entre os públicos-alvo, os idosos registraram a maior cobertura vacinal, com 15,1 milhões de doses aplicadas, o que representa 72,4% deste público, seguido pelas puérperas (71,2%) e indígenas (68,6%). Os grupos que menos se vacinaram são as crianças (49,9%), gestantes (53,4%), professores (60,2%) e trabalhadores de saúde (64,2%). Além do grupo prioritário, também foram aplicadas 7,1 milhões de doses nos grupos de pessoas com comorbidades, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

O Paraná é o segundo estado com maior cobertura de vacinação no momento, com 80% do público alvo já imunizado, o equivalente a 2,4 milhões de pessoas. O primeiro é o Amapá, com 85,7% do público vacinado.

Mesmo assim, o coordenador estadual de imunização, João Luís Crivellaro, afirma que a procura pela vacina está mais baixa este ano. “As pessoas precisam continuar se vacinando para que esses números reduzam ainda mais”, enfatiza. A meta do estado é alcançar a mesma nacional: 90% de vacinação.

A maior preocupação no Paraná refere-se às crianças e às gestantes, público que menos buscou as unidades de saúde para se vacinar – com 61% e 62%, respectivamente.

Já a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba vacinou 71% da população indicada — cerca de 343.903 pessoas — até a quarta-feira (24).

Quem ainda não recebeu a dose pode procurar qualquer unidade básica de saúde. Em Curitiba, os atendimentos são realizados das 7h às 19h. A única exceção é a UBS Medianeira, que segue fechada por tempo indeterminado após problemas com a aplicação das doses em alguns pacientes.

A vacina é trivalente, ou seja, oferece proteção aos vírus H3N2, H1N1 e B. O imunizante, no entanto, não é recomendado para pessoas que apresentam reações alérgicas a derivados do ovo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]