• Carregando...
 | Benett
| Foto: Benett

Cerca de 4 mil paranaenses só devem receber a restituição do Imposto de Renda de 2015 nos primeiros meses do ano que vem. É o caso de quem não foi incluído em nenhum dos sete lotes regulares de devolução do imposto mas que tampouco caiu na malha fina.

Essa possibilidade não vinha sendo abordada pela Receita Federal em seus comunicados nos últimos dias. Em diferentes ocasiões, o Fisco reiterou que quem não foi contemplado até o sétimo lote – cuja consulta foi oficialmente liberada nesta quarta-feira (9) – teve sua declaração retida. No Paraná, cerca de 27 mil declarações caíram na malha fiscal, de um total de mais de 1,8 milhão de documentos entregues.

Receita libera consulta do último lote do IR. Veja o que fazer em caso de malha fina

Consulta na página da Receita Federal e do e-CAC permite checagem de pendências dos contribuintes retidos pelo Fisco

Leia a matéria completa

A orientação para quem não recebeu restituição até agora é acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita (Portal e-CAC), clicar em “Extrato do Processamento da DIRPF” e então verificar qual é a pendência de sua declaração e os passos para corrigi-la.

Ocorre que, para alguns contribuintes, a situação da declaração ainda hoje aparece como “em processamento”, e o sistema não informa qualquer pendência a ser corrigida.

Segundo a assessoria de imprensa da Receita Federal da 9.ª Região (Paraná e Santa Catarina), trata-se de declarações – principalmente retificadoras – que foram reprocessadas e se encontram em uma espécie de fila de espera.

“Lotes residuais”

Esses 4 mil contribuintes tendem a ser contemplados nos “lotes residuais” de 2016. Todo dia 15, ou no primeiro dia útil seguinte, a Receita deposita devoluções desse tipo.

A consulta costuma ser liberada uma semana antes do depósito. Enquanto o dinheiro não é devolvido pelo Fisco, ele continua recebendo a correção pela taxa Selic, hoje em 14,25% ao ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]