• Carregando...

A agência de classificação financeira Moody's reduziu nesta segunda-feira (25) a nota da dívida de 28 bancos espanhóis e dois emissores de crédito, após a decisão da Espanha de oficializar seu pedido de "ajuda financeira" à Europa para suas instituições financeiras. Três instituições foram rebaixadas em um nível, 11 bancos em dois níveis, outros 10 perderam três níveis e seis sofreram corte de quatro níveis.

"A Moody's reduziu hoje de um a quatro níveis a nota da dívida de longo prazo e o rating de depósitos de 28 bancos espanhóis e dois emissores de crédito", disse a agência de classificação em um comunicado.

O Banco Santander e o Santander Consumer Finance, que caíram de A3 para Baa2, são os únicos que estão um nível acima do rating da dívida soberana espanhola, que atualmente está em Baa3.

Com a nova reclassificação das notas dos bancos espanhóis, com excessão do Santander, todos os demais bancos estão agora com rating igual ou abaixo de Baa3, pouco acima da categoria considerada especulativa.

A decisão da agência levou em consideração o impacto que os bancos espanhóis podem sofrer com o pedido formal de resgate, realizado nesta segunda pelo governo espanhol.

É a segunda vez que a Moody's reduz a nota dos bancos espanhóis em pouco tempo. A última foi em maio, com o rebaixamento do rating de 14 instituições financeiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]