• Carregando...
Decisão anterior da empresa solicitou que 600 funcionários reduzissem o peso. | Pieter van Marion/Creative Commons
Decisão anterior da empresa solicitou que 600 funcionários reduzissem o peso.| Foto: Pieter van Marion/Creative Commons

Tripulantes acima do peso perderam a vez na Air India, em mais uma decisão controversa da estatal indiana. De acordo com a BBC, a companhia aérea vai impedir que 125 funcionários cumpram suas escalas de voo, citando como motivo o fato de eles estarem com alguns quilos a mais. A empresa justifica a decisão com uma recomendação da autoridade responsável pela aviação civil no país.

Um representante da Air India contou à BBC que, no ano passado, a aérea alertou 600 de seus tripulantes para que entrassem em forma. Os 125 impedidos de voar fazem parte do grupo que não conseguiu chegar ao peso estipulado.

Os 600 tripulantes foram alertados para reduzir o peso, depois que testes realizados em 2014 mostraram que estavam com sobrepeso, obesos ou declarados “temporariamente inadequados” para as tarefas de voo, conforme reportagem do site do jornal “The Telegraph”.

Ainda segundo o texto, a Air India deu prazo de seis meses para que a equipe reduzisse o peso. Se não o cumprissem, eles poderiam ser retirados de voos e seriam designados para trabalhos em solo.

O que diz a autoridade indiana

A norma da autoridade de aviação civil na Índia, conforme a BBC, é que, para tripulantes do sexo masculino, o Índice de Massa Corpórea (IMC) normal fica na faixa entre 18 e 25, enquanto para as mulheres seja entre 18 e 22.

Essa não é a primeira polêmica envolvendo a empresa indiana e o peso de seus profissionais. Em 2009, a Air India já havia afastado 10 comissárias de bordo que não conseguiram emagrecer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]