• Carregando...

Bancários de Curitiba farão um protesto nesta quinta-feira (1º), às 9 horas, na esquina das ruas XV de Novembro e Monsenhor Celso, no Centro da capital. A manifestação será contra a utilização de força policial que teria ocorrido nas agências do Itaú Unibanco, segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.

A entidade representativa dos trabalhadores afirmou que o banco pediu reforço policial para abrir as agências dos bairros Juvevê, Bigorrilho e Augusto Stresser, pois tinha um interdito proibitório obtido na Justiça do Trabalho de Curitiba para que clientes e funcionários pudessem entrar nas unidades. No entanto, o sindicato recorreu da decisão e conseguiu parecer favorável, ou seja, a liminar foi derrubada.

A assessoria de imprensa do Itaú Unibanco afirmou que respeitava o direito de greve dos trabalhadores, mas não iria se pronunciar sobre a questão.

Recurso negado

O sindicato também recorreu do interdito proibitório conseguido pela Caixa Econômica Federal na sexta-feira (25). O órgão afirmou que a medida impedia o direito de greve e o convencimento de novos bancários para aderirem ao movimento.

No entanto, a Justiça do Trabalho de Curitiba deu parecer negativo ao recurso nesta quarta-feira (30) e a liminar continua valendo. Dessa forma, caso a decisão judicial seja desrespeitada, haverá multa diária ao sindicato e à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do estado do Paraná (Fetec-PR) de R$ 50 mil reais.

Nessa quarta feira 256 das 444 agências de Curitiba e região metropolitana estavam fechadas, o que equivale a 57,6% do total, segundo o balanço feito pelo sindicato.

Reunião entre as partes

As negociações entre os representantes dos bancários de todo o país e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sobre a greve serão iniciadas nessa quinta-feira (1º), às 10 horas, em São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]