• Carregando...
O presidente do BC, Roberto Campos Neto.
O presidente do BC, Roberto Campos Neto.| Foto: Raphael Ribeiro/BCB.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu nesta quarta-feira (20) a taxa básica de juros da economia em meio ponto percentual, levando a Selic para 10,75% ao ano. Esta é o sexto corte promovido pelo BC. O novo patamar da Selic é o mais baixo em pouco mais de dois anos – em fevereiro de 2022, a taxa, então crescente, havia chegado a 10,75%. A redução já era esperada pelo mercado financeiro e foi decidida por unanimidade.

O colegiado voltou a defender que a meta fiscal seja cumprida pelo governo. "Tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o Comitê reafirma a importância da firme persecução dessas metas", disse o Copom, em nota.

O BC destacou que o "cenário-base não se alterou substancialmente". Os diretores apontaram que, em se confirmando o cenário esperado, será feita uma redução de mesma magnitude na próxima reunião.

O Copom indicou ao governo a "necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas".

"O Comitê enfatiza que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular daquelas de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos", diz a nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]