• Carregando...
Empresa descarta demissões em função da mudança | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Empresa descarta demissões em função da mudança| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A partir de 2017, a Bosch vai transferir para a Índia a produção da bomba Injetora VE, usada em tratores e colheitadeiras – essa peça responde por 15% da ocupação produtiva da planta instalada em Curitiba.

Segundo Daniel Korioth, vice-presidente da divisão Sistemas Diesel da Bosch América Latina, a decisão está relacionada à estratégia de negócios da companhia. “Não faz mais sentido produzir aqui porque a demanda básica é na Ásia”, afirma.

Ele diz que a peça ficou fora dos padrões tecnológicos atuais e sua produção já vinha sendo reduzida. “O mínimo que sobra vai ser transladado para a Índia”, diz.

Segundo a Bosch, mesmo com essa transferência não deve haver demissões em virtude dos acordos com a categoria. A expectativa do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba é de que a direção mundial da Bosch transfira para Curitiba a produção de outro produto para suprir o que será fabricado na Índia.

Produção local

Antes localizada em Campinas (SP), a produção da bomba VE foi deslocada para Curitiba em 1998. A transferência para a Índia está em consonância com a nova estratégia global da Bosch, de abastecer seus mercados consumidores com produção local.

Em meados de 2014, por exemplo, a fábrica de Curitiba passou a produzir injeções eletrônicas a diesel, componentes que antes eram feitos nos Estados Unidos e exportados para o Brasil.

Colaborou Fernando Jasper

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]