• Carregando...

O Brasil é o país entre os 30 com maior carga tributária em nível mundial que proporciona o pior retorno dos impostos arrecadados para promover o bem-estar social, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira pela ONG Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

O relatório calcula a relação entre a carga tributária (arrecadação em relação à riqueza gerada) dos países e seu possível retorno à sociedade através de serviços de qualidade que proporcionem o bem-estar na população.

O estudo utilizou como base os dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A partir destes dados, o IBPT desenvolveu o Índice de Retorno de Bem-estar na Sociedade (Irbes), que permitiu estabelecer uma classificação entre os 30 países com maior carga tributária.

O Brasil foi último colocado, com 135,34 pontos. Os Estados Unidos lideram a classificação, com 165,78 pontos, à frente da Austrália (163,49) e da Coreia do Sul (161,45).

O Brasil também foi superado por outros países latino-americanos, como Argentina (24ª colocada, com 141,04 pontos), e Uruguai (13º, com 152,08).

Outro estudo do IBPT divulgado nesta semana classifica o Brasil como o país com a maior carga tributária entre os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A carga tributária do Brasil, equivalente a 36,42% de seu Produto Interno Bruto (PIB), é bem superior à média do resto dos integrantes dos Brics, que equivale a 22% do PIB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]