• Carregando...
No aplicativo, catálogos de palavras são reproduzidas em voz alta quando alguém as seleciona | /Reprodução
No aplicativo, catálogos de palavras são reproduzidas em voz alta quando alguém as seleciona| Foto: /Reprodução

Inspirado em sua filha que sofre paralisia cerebral, um pai brasileiro desenvolveu um aplicativo que permite que pessoas com deficiências motoras, auditivas e visuais expressem suas emoções por meio da tela de tablets.

Carlos Edmar Pereira explica que seu objetivo era melhorar a comunicação com sua filha Clara, de 7 anos. Para isso, criou catálogos de palavras que são reproduzidas em voz alta quando alguém as seleciona, reunindo-as no aplicativo batizado como Livox.

Vendas de tablets crescem 13% no Brasil em 2014

Cerca de 9,5 milhões de aparelhos foram comercializados ano passado, segundo a IDC Brasil

Leia a matéria completa

“Existem métodos alternativos para as pessoas que não podem se comunicar e que costumam ser feitos com cartazes. Eu os transformei em um software”, afirmou o criador do aplicativo.

Funcionalidades

Os algoritmos do sistema permitem que o programa, disponível para Android, se adapte à deficiência da pessoa que o utiliza.

Além disso, há vários tipos de licença de uso. O usuário pode assinar o aplicativo por um ou dois anos, em caso de um problema temporário, ou, se necessário, tem a opção de adquirir uma licença vitalícia.

O Livox, que também ajuda na aprendizagem de idiomas e matemática, ganhou recentemente o prêmio como um dos melhores aplicativos do mundo em inclusão social, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Um reconhecimento que, defende Pereira, “pode desmitificar a visão mundial de que o Brasil não produz tecnologia, apesar de o programa não ter recebido nenhum apoio ou investimento do governo”.

O site do Livox traz mais informações sobre o aplicativo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]