• Carregando...
 | André Rodrigues/Gazeta do Povo
| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

A situação da indústria é das mais delicadas. O faturamento do setor no Paraná caiu 6,3% em termos reais (já descontada a inflação) no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2014. A informação é de pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) com empresas que representam mais de 90% de todas as receitas da indústria estadual.

Embora as exportações industriais (em reais) tenham crescido 17,1% no período, seu resultado não foi suficiente para compensar a redução de 7,1% nas vendas de produtos a empresas do Paraná e a queda de 12,7% no faturamento com as entregas para outros estados.

Mas alguns segmentos ainda conseguem se segurar. Das 18 atividades industriais acompanhadas todos os meses pela Fiep, cinco estão faturando mais em 2015 que no ano passado, em termos reais.

Três delas têm situação mais frágil, pois seus resultados acumulados no ano vêm diminuindo mês a mês. Para as outras duas, a tendência é ascendente.

Confira na galeria abaixo as cinco indústrias que faturaram mais no primeiro semestre:

  • MINERAIS NÃO METÁLICOS (cimento, cal e outros) – Leve avanço de 0,5% no 1º semestre. A boa notícia é que o segmento inverteu sua trajetória: no acumulado até maio, o faturamento estava caindo 1,8%.
  • PRODUTOS TÊXTEIS – Leve alta de 0,6% no 1º semestre. A trajetória, no entanto, é declinante: no acumulado até maio, o avanço era de 0,8%.
  • VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS – Aumento de 2,1% no 1º semestre. Mas a variação das receitas está diminuindo: no acumulado até maio, o crescimento era de 2,9%.
  • MÁQUINAS, APARELHOS E MATERIAIS ELÉTRICOS – Alta de 8,8% no 1º semestre. Apesar do bom crescimento, a taxa está em declínio. Até maio, a expansão era de 11,3%.
  • PRODUTOS DE MADEIRA – Crescimento de 13,7% no 1º semestre. A trajetória é ascendente: no acumulado até maio, a taxa de expansão era de 12,2%.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]