• Carregando...

Não é de hoje que a coluna adverte empresários e leitores sobre investidas sedutoras de “especialistas” em planejamento tributário, notadamente aquelas envolvendo promessas de solução espetacular e definitiva de pendências fiscais.

As promessas milagrosas geralmente envolvem compensação de dívidas com créditos inexistentes e utilização de títulos públicos poderes, emitidos no começo do século passado, todos caducos, embora com aparência de seriedade.

Milagreiros em domicílio

O tema desta coluna, portanto, não é novidade. De quando em vez, sempre que a Receita Federal acende a luz amarela, como acaba de fazer, para alertar os contribuintes sobre o assédio de “especialistas” em títulos públicos e créditos fiscais para suposta quitação de créditos tributários, vem-nos à tona magnífica crônica escrita por Giovanni Papini em sua obra “Gog”. O célebre escritor italiano nos brinda com arrebatadora história que tem como pano de fundo a desfaçatez do ser humano.

Tudo se passa em torno de um milionário que, movido pela curiosidade e a pretexto de experimentar o desconhecido, no caso, as façanhas de milagreiros que a ele se apresentam e oferecem fantasiosa façanha, cede às investidas de desavergonhadas “celebridades” do misticismo e da feitiçaria. Os serviços contratados consistem na realização dos mais variados feitos sobrenaturais para o deleite pessoal do contratante.

O mais ousado dos milagreiros, com fama de divindade, é contratado para ressuscitar um ente querido do milionário. Como não poderia ser diferente, ao cabo de cada apresentação, de cada “obra”, as mais esfarrapadas desculpas flutuam em meio a múrmuras e crepusculares luzes e aromas de incenso: “o clima não ajudou, o ambiente não era propício, o clima prejudicou etc., etc., etc.”

O preço pago pelo cliente (que, além de hilárias cenas, não desfrutou de milagre algum) até hoje sustenta os descendentes dos prodigiosos cínicos.

Feitiçaria nas compensações fiscais

Sabe-se que a Receita Federal, não obstante reiterados alertas, vem constatando em seus sistemas de conta corrente crescente volume de compensações de dívidas tributárias com créditos suspeitos.

Na última semana, o fisco federal deflagrou gigantesca operação contra contribuintes selecionados a dedo, com fortes suspeitas de práticas de compensações fraudulentas de débitos com créditos fictícios.

Barbas de molho. Como diz o ditado, de tanto ir o cântaro á fonte, um dia volta quebrado...

NO VÃO DA JAULA

****Para prevenir-se contra promessas salvadoras de falsos especialistas em tributação, o contribuibnte deverá acessar o endereço da Receita (receita.fazenda.org.br) e consultar uma cartilha especialmente elaborada com informações importantes sobre compensação fiscal, especialmente sobre a prática e a vedação legal da utilização de títulos antigos da dívida pública para extinção de débitos tributários no âmbito federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]