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  • Sem analisar fatos e problemas, partimos direto para soluções que são ineficazes.
  • É preciso reconhecer que algo não anda tão bem como se pensava e isso mexe com o orgulho das pessoas.
  • Será necessário elencar fatos e problemas da própria equipe.

A mídia tem nos informado sobre os rumos que nosso país está tomando, e os veículos de comunicação, mesmo sob a taxação de exagerados e tendenciosos, seguem desempenhando seu decisivo papel. Você já percebeu que não há muita coisa de animadora, além das panelas ressonando nas janelas? Você quer que seu negócio resista às intempéries mais severas? Existem vastas referências sobre inovação, criatividade, qualidade, excelência operacional e tudo mais. Mas o que seria uma prática simples e eficaz nesse momento, em que os negócios estão mais difíceis? Você quer redirecionar seus esforços, com alguma rapidez, para fazer algo diferente, e assim buscar melhores resultados? Seria algo para começar, contando também com a coragem de se autocriticar.

Fatos, problemas e soluções

Se os seus resultados de negócio não são os desejados, então isso é um problema. A questão é que não nos debruçamos sobre isso com uma análise sistemática e sincera e partimos direto para as soluções. A consequência são soluções ineficazes, pois não combatem fatos concretos, e os problemas deles decorrentes. Imagine que sua equipe de vendas não esteja cumprindo metas e indicadores de desempenho no funil de vendas. No Brasil de 2015, a tendência será atribuir somente à crise esse mau desempenho e tudo estará resolvido. Claro que não! Estará empurrando para debaixo do tapete. Realize um levantamento de fatos concretos observados nos ambientes externo e interno de seu negócio. Para cada fato, relacione os problemas decorrentes. Por exemplo, você apurou o fato que seus clientes estão segurando os investimentos. O problema decorrente é que não há dinheiro para comprar de você. Qual a solução? Você poderia, por exemplo, utilizar uma argumentação de vendas ligada a geração de economias, que decorrem da adoção de seu produto ou serviço. E poderia ir além, propondo a troca de informações, para elaborar um estudo que comprovasse a economia gerada. Isso certamente aumentaria a chance de seu cliente comprar de você.

A questão da humildade

Mas por quê você não consegue fazer esse exercício? Talvez a questão passe pela humildade, que é a virtude fundamental para reconhecer limitações. Afinal, para fazer algo diferente na tentativa de obter melhores resultados, é preciso reconhecer que algo não anda tão bem como se pensava. Isso mexe com o orgulho das pessoas e aciona seu mecanismo de defesa em ocultar suas próprias limitações. Assim, os fatos e problemas apontados no exercício acabam se limitando aos externos (cenário político e econômico) e, quando muito, aos “outros departamentos”, mas “comigo” não há problema algum! Desse modo, é preciso começar por uma conversa sincera, apontando que o esforço visa buscar melhores resultados, que beneficiarão a todos. Deve-se tocar na ferida com a delicadeza e firmeza de uma boa enfermeira, que faz o curativo mesmo com a criança esperneando. Aborde diretamente que será necessário elencar fatos e problemas da própria equipe. Ande logo, não perca mais tempo. Organize uma conversa com sua equipe, e encontre seus caminhos para melhores resultados.

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