• Carregando...

Na reta final da faculdade, os jovens já começam a se cobrar a respeito de qual carreira seguir e como enfrentar o mercado de trabalho cada vez mais acirrado. Uma opção é candidatar-se a vagas em programas de Trainee. Esse tipo de programa faz parte de uma parcela do mercado que se manteve aquecida nos últimos anos. De acordo com um levantamento feito pelo site da Revista Exame, apenas no mês de agosto deste ano foram abertos 45 processos de trainees no Brasil.

Em contrapartida, a possibilidade de inserção em uma grande empresa, a remuneração atrativa para recém-formados e a possibilidade de crescimento rápido dentro das organizações fazem com que a concorrência acentuada se torne um dos maiores obstáculos perante os candidatos no processo seletivo. Em algumas situações, há 4.300 candidatos para apenas uma vaga. Dessa forma, como se diferenciar dos demais? Quais as qualidades necessárias para que o candidato seja selecionado?

Primeiro passo: preparação

O momento de preparação para o processo seletivo é uma etapa importante para quem deseja embarcar neste difícil desafio. Dentre alguns pontos, podemos listar alguns fatores que serão avaliados na maioria dos processos e que poderão fazer toda a diferença na luta por uma nova posição. Primeiramente, se inscrever para o processo seletivo de uma empresa com a qual você tenha conhecimento prévio a respeito dos seus valores, e já possua uma identificação com ela, é um bom começo. Além disso, é importante pesquisar sobre a empresa, ir até ela, conversar com um gestor ou funcionário, e esclarecer possíveis dúvidas sobre o seu funcionamento. Dessa forma, você poderá ter informações além do que está disponibilizado na internet. Um "algo a mais".

Em segundo lugar, procure manter-se informado sobre os assuntos que envolvam a companhia, principalmente no âmbito financeiro. Junto disso, mantenha seus conhecimentos gerais em dia e se envolva com eventos e assuntos remotos ao estudado na faculdade. Muitos estudantes prendem-se apenas à sua grade de matérias e deixam em segundo plano as atividades extracurriculares.

Uma opção é, por exemplo, envolver-se em projetos voluntários além do expediente, participar de empresas juniores, realizar um intercâmbio internacional, são experiências que agregam uma visão global de outros assuntos, aumentando a dimensão do conhecimento do aluno, para além do quesito obrigatório.

Outro fator importante é a comunicação. Saber expressar as ideias de uma maneira segura e que transmita credibilidade é um diferencial e pode abrir muitas portas. Por exemplo, saber controlar a tonalidade da voz, o vestuário, saber direcionar o olhar e os gestos com cautela, manter o vocabulário rico e não errar na gramática são elementos que também dizem muito a seu respeito e inserem maior confiança ao que está sendo dito.

Dentro da companhia

A maioria das grandes companhias contratam os trainees visando complementar a composição do time gerencial, que, na maioria dos casos, acabam assumindo um cargo de gestão em seu segundo ou terceiro ano de atuação dentro da empresa.

O processo de adaptação – geralmente de seis a doze meses – é destinado para que os novos funcionários entendam a organização como um todo, por isso, no período de treinamento, é comum os jovens conhecerem todos os setores da companhia, desde o nível operacional até o estratégico. Esse período é caracterizado por um aprendizado intenso, normalmente composto por cursos e mentorias externas ou internas de profissionais especializados em coach e demais cursos de interesse.

Para finalizar, estar entre os selecionados em um processo como esse é uma grande vitória na carreira. Porém, os jovens precisam manter a humildade ao entrar na nova organização, pois apesar de serem designados muitas vezes como a "Ferrari da casa", eles precisarão muito do auxílio dos funcionários já instalados na organização, e entrar "de salto alto" não é um bom começo para um gestor em desenvolvimento. Por isso, esteja disposto a aprender e escutar a opinião dos mais experientes. Desse modo, a caminhada poderá ser muito produtiva e repleta de conquistas. Para quem deseja se inscrever em um processo de Trainee, boa luta e boa sorte!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]