• Carregando...

Em novembro deste ano o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou uma pesquisa sobre os novos indicadores sociais, que revelou uma tendência que vem crescendo entre os jovens: deixar a casa dos pais cada vez mais tarde.

De acordo com a pesquisa, os jovens de idade entre 25 e 34 anos têm optado em permanecer na casa dos pais por mais tempo. Na maior parte das vezes, sair de casa demanda um custo muito alto, que a maioria ainda não tem como arcar sem abrir mão de outros fatores importantes, como investir na carreira. A chamada "geração canguru" tem uma média maior de anos de estudo comparada à geração que sai cedo da casa da família.

O que mudou

Nas gerações mais antigas, como a minha, o nosso desejo era começar a trabalhar o quanto antes, para adquirir independência. Ser autossuficiente era o objetivo principal, e desejo da família também, e nós começávamos a trabalhar muito cedo, aos 14 anos, em média. A "geração canguru" faz o caminho contrário. Os jovens de hoje não precisam sair da casa dos pais para adquirir liberdade. É morando com a família que eles têm mais tempo para estudar e consumir – e menos preocupação com as despesas que uma casa tem. Essa condição permite que eles sigam um rumo independente apenas quando já têm uma carreira consolidada e uma condição social semelhante à dos pais – por vezes até melhor.

No entanto, alguns jovens permanecem na casa dos pais por comodismo. A sociedade atual é muito mais liberal e a casa da família não oferece mais tantos empecilhos, nem mesmo sexuais, como antigamente. Além disso, enquanto não saem de casa, as despesas geralmente são pagas pela família, e a renda do jovem fica integralmente livre para atender às necessidades de consumo dele – sejam de estudos ou diversão.

Aliás, é bom lembrar que a frequência de consumo aumentou muito nas últimas décadas, tornando necessário para muitos, por exemplo, o carro do ano, o último smartphone, entre outros itens. Esta nova configuração social já é tendência em alguns países e está se firmando no Brasil. A ocorrência da "geração canguru" está diretamente ligada ao aumento da renda per capita, e muitas vezes ao pensamento de o jovem sair de casa apenas quando do atingimento da independência financeira ou mesmo de já ter um novo lar para morar, seja com um cônjuge ou não.

Vantagens e desvantagens

As vantagens são muito claras. É ter sempre a casa limpa, arrumada, comida pronta, não se preocupar com as despesas no fim do mês. Ainda segundo a pesquisa do IBGE, a porcentagem de jovens maiores de 25 anos que estão no mercado de trabalho é maior entre aqueles que já saíram da casa dos pais. Ou seja, na atual geração a responsabilidade de trabalhar antes dessa idade pode ser protelada para quando a pessoa se sentir pronta, profissionalmente estruturada - ainda que haja aqueles que se aproveitem da estabilidade familiar para serem dependentes por tempo indeterminado.

Mas nem tudo são flores. É claro que existem desvantagens nessa nova estrutura familiar, e a maior delas ainda é o fato de o jovem ter que seguir as regras da casa dos pais. Por mais que a sociedade tenha mudado e as famílias tenham se tornado menos rígidas, em algum momento o indivíduo deixa de se sentir à vontade em morar com a família. O fato de permanecer muito tempo dependendo dos pais também coloca o indivíduo num eterno papel de filho, dependente, o que não o prepara para a vida e facilita o comodismo, refletindo, muitas vezes, o medo da responsabilidade.

O papel da família

É importante ainda falar do papel dos pais nessa nova tendência familiar. Se antigamente o desejo dos pais era verem os filhos casados, formando uma família, financeiramente autossuficientes e trabalhando em qualquer coisa que fosse; hoje as famílias prezam pela realização profissional dos jovens. Além de muitos deles terem dificuldade de se desvincular da mordomia da casa da família, muitos pais não se sentem preparados para se separarem de seus herdeiros. O casamento acontece cada vez mais tarde e a média de filhos por casal vem diminuindo. O casamento já não é mais prioridade como era há algumas décadas.

Essa atitude dos pais, de querer manter os filhos sob seus cuidados por tanto tempo, pode afetar a segurança dos jovens. Além de não se sentirem preparados para enfrentar uma vida adulta, estes indivíduos acabam não sabendo o valor das coisas. A independência é um processo importante, e faz parte do amadurecimento de qualquer indivíduo. Por mais que seja difícil se desvincular da família, é um processo necessário, e indubitavelmente vantajoso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]