• Carregando...

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Curitiba registrou o menor índice do país neste mês de agosto, de acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego, realizada pelo IBGE e Ipardes. A taxa de 3,3% ficou abaixo da média nacional, que apontou 5,3% de desemprego no mês anterior.

Segundo dados da pesquisa, a redução de desemprego na região de Curitiba segue a tendência nacional. Somente duas das sete regiões em que a coleta de dados foi feita - Recife e São Paulo - registraram pequena alta na taxa. Já as regiões de Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba tiveram o índice reduzido.

Em contrapartida, o rendimento médio real da RMC de agosto foi menor em relação ao mês julho em 0,6%. Mesmo com a queda, o valor de R$ 1.889,20 está entre os maiores das regiões pesquisadas e se aproxima do rendimento de São Paulo, o maior entre as sete localidades, que registrou R$ 1.899,no mês anterior.

Causas

O economista do Centro Estadual de Estatística do Ipardes, Daniel Nojima, explicou à Agência Estadual de Notícias que a redução da taxa de desemprego está relacionada a medidas como a redução da taxa de juros e a ampliação do crédito. Na região metropolitana de Curitiba, um pequeno aumento no volume de pessoal ocupado nos setores de serviços e comércio e a menor pressão da procura do emprego revela a redução na taxa.

Outra causa para a redução está no crescimento do emprego formal no estado, que registrou de janeiro a agosto aumento de 4,3%, contra 3,6% em todo país. Dos 106 mil trabalhos com carteira assinada criados no Paraná neste período, 71,4% estão no interior, nos setores de serviços e indústria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]