Os empreendimentos que a humanidade desenvolveu tiveram três pilares para se realizarem: oportunidade ou ideia, planejamento e ação. Toda ideia para se desenvolver depende de ações, mas ações sem planejamento podem ser desastrosas para as ideias, especialmente as empreendedoras.
Segundo dados do IBGE, quase metade das empresas chega ao fim aos três anos de atividade. Isso precisa ser revertido e pode ser amenizado com planejamento estratégico. Assim, reduz-se o risco de errar ou de oferecer vida curta ao negócio.
Elaborar um planejamento não significa horas e horas de reuniões e muita teoria. Um planejamento sério e responsável tem de fluir tanto na hora de ir para o papel quanto de ir para a prática. Um bom planejamento deve ser claro e, acima de tudo, exequível. Significa não ser superficial ou detalhado demais sem necessidade. Mais valem poucas ações bem executadas do que muitas dispersas e sem um rumo.
Deve-se dar especial atenção ao planejamento financeiro, definindo claramente quanto se tem para investir e em quê. As demais etapas do projeto dependerão disso. Definir prazos para as ações também é fundamental, assim como formas de acompanhar e medir os resultados. Um bom planejamento estratégico potencializará o sucesso do empreendedor.
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