• Carregando...

O mundo dos negócios está cheio de exemplos de grandes ideias que não se tornaram empresas lucrativas. Por que isso acontece? Para construir um negócio de sucesso precisamos de pelo menos quatro outros fatores trabalhando em conjunto: liderança, pessoas, recursos e mercado.

A liderança exercida pelo empreendedor é fator crucial para o desenvolvimento de um negócio. Além de coordenar as atividades da nova empresa, ele é o estrategista que ajuda os clientes e funcionários a enxergar e construir o futuro da empresa. Essa liderança não ocorre sozinha. Ela precisa vir acompanhada de pessoas competentes e motivadas para fazer o negócio funcionar.

Os recursos formam o terceiro pilar. Dinheiro, crédito, conhecimento, instalações e tecnologia contribuem para converter uma ideia em algo concreto que pode ser oferecido para satisfazer necessidades e desejos de consumidores. Por fim, se o mercado não tiver interesse no que a empresa oferece, o negócio não se sustenta.

Se analisarmos a história de algumas das empresas de destaque no mundo dos negócios, vamos perceber que estes fatores estão sempre presentes. Veja o caso da Microsoft. Bill Gates e Paul Allen tiveram a ideia de oferecer programas que fariam os computadores pessoais funcionarem. Exerceu, e ainda exerce, uma liderança de qualidade, definindo uma visão de futuro para a organização, coordenando e organizando as pessoas para contribuir com esta visão. A empresa fez uso de recursos financeiros captados de outras pessoas, conhecimento. Ela soube explorar as necessidades do mercado, oferecendo produtos e serviços interessantes para pessoas e empresas.

No entanto, nem sempre todos esses fatores estão presentes em um novo negócio. Devemos trabalhar para desenvolvê-los antes de lançarmos produtos e serviços. Se nos falta dinheiro e outros recursos, podemos elaborar um plano de negócios para atrair pessoas e recursos para o empreendimento, por exemplo. O que não podemos é imaginar que uma boa ideia sozinha conseguirá, por si só, se converter em um grande negócio.

Cleverson Renan da Cunha, coordenador do MBA em Gestão Estratégica da UFPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]